Visita Remota

Ninguém gosta de adoecer, mas todos estamos sujeitos a ficar doentes. Durante o tratamento, pode haver rompimento das atividades cotidianas e, em situações mais complexas, que exigem internação, há o afastamento do paciente e de seus entes queridos gerando insegurança e medo. Neste contexto, a Visita Remota, do Programa Saúde Digital, surge como uma ação de cuidado e humanização contra o isolamento e a solidão, aproximando pacientes de seus familiares e os fortalecendo para o enfrentamento da doença visando a recuperação. 

Esta modalidade surgiu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) durante a pandemia de COVID-19, a qual exigiu que as visitas presenciais fossem restritas em todo o complexo. Coube à Equipe de Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) do HCFMUSP, a missão de desenvolver uma metodologia para promover videochamadas por meio de tablets e assim aproximar pacientes internados de seus familiares e amigos. 

Desde a implementação das Visitas Remotas estas têm apresentado boa avaliação por parte dos pacientes e familiares, os quais relataram que:

"A visita virtual nos dá forças e a gente sente que melhora". 

“Conversar por videochamada e poder ver o rosto da pessoa é bem mais reconfortante do que apenas ouvir sua voz”. 

Atualmente, as visitas remotas são uma importante parte da experiência de cuidados médicos no HCFMUSP, e para garantir que sejam conduzidas de maneira ética e eficiente, foram estabelecidas metodologias, fluxos e regras de funcionamento. Essas diretrizes foram desenvolvidas em consonância com o parecer da Comissão de Bioética do HCFMUSP, que avaliou e definiu os aspectos éticos das visitas por videochamada. Atualmente, essa ação ocorre por demanda, nos postos de enfermagem são disponibilizados QR codes que direcionam para um formulário de solicitação.  

É tecnologia e humanização lado a lado na promoção de vínculos afetivos, em contraponto ao isolamento físico, emocional e social resultante da internação. Atualmente, as visitas virtuais são uma alternativa frente às dificuldades de deslocamento, sobretudo em grandes cidades como São Paulo. 

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer