A pandemia de Covid-19 exigiu que as visitas presenciais fossem restritas em todo o Complexo HC. Dentro desse contexto, nasceu a modalidade Visita Remota, do Programa Saúde Digital.
Coube à Equipe de Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) do HCFMUSP, a missão de desenvolver uma metodologia para promover videochamadas por meio de tablets e assim aproximar pacientes internados de seus familiares e amigos.
É tecnologia e humanização lado a lado na promoção de vínculos afetivos, em contraponto ao isolamento físico, emocional e social resultante da internação. Atualmente, as visitas virtuais são uma alternativa frente às dificuldades de deslocamento, sobretudo em grandes cidades como São Paulo.
A Visita Remota, do Programa Saúde Digital, surge como uma ação de cuidado e humanização contra o isolamento e a solidão, aproximando pacientes de seus familiares e os fortalecendo para o enfrentamento da doença visando a recuperação.
"A visita virtual nos dá forças e a gente sente que melhora".
Na parceria entre a Humanização e os voluntários todos saem ganhando. Para os voluntários, profissionais e estudantes da área da saúde, as visitas remotas agregam valores e vivências que vão além dos ensinamentos adquiridos em sala de aula.
"Somos a extensão que liga o paciente e seus familiares, a mão que afaga e a presença que espanta o medo, levamos um olhar de esperança e coragem movidos pela compaixão".
“Uma parte muito legal da iniciativa é conhecer as pessoas, dialogar com os familiares, entender as dificuldades que eles estão passando; conversar com os pacientes, muitas vezes isolados. Foi uma experiência emocionante. Foi gratificante aprender um pouco mais de Medicina sob outros aspectos”.
"O voluntariado me permitiu ajudar e ser ajudado. Eram momentos que traziam mais significado para minha vida em meio ao caos causado pela pandemia".
No Hospital das Clínicas da FMUSP, os pacientes internados podiam manter contato com a família por meio de seu celular. Porém, essa não era a realidade de tantos outros que, por vezes, não dispunham do aparelho, de recursos financeiros para custear as ligações ou até mesmo condição física de manuseá-lo.
Nesse contexto, a Visita Remota, do Programa Saúde Digital, realizada pela Equipe de Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH), proporciona acolhimento e fortalece vínculos aproximando pacientes e familiares.
“Conversar por videochamada e poder ver o rosto da pessoa é bem mais reconfortante do que apenas ouvir sua voz”.
Com o apoio e treinamento do Núcleo Técnico de Humanização (NTH) - responsável pelo projeto no Complexo HCFMUSP, sob a coordenação da Profa. Dra. Izabel Cristina Rios, - a implantação ocorreu, inicialmente nas enfermarias do 2º B e 5º B.
O intuito é aproximar o familiar, por meio da visita remota, feita por tablet, ao paciente que não tem acesso ao celular ou, por motivo de saúde ou limitação, não consiga utilizar sozinho o seu telefone. Desta forma, mantém-se o vínculo entre os familiares, proporcionando um cuidado humanizado ao paciente durante a internação. A equipe do projeto recebeu treinamento teórico e prático para realizar a visita remota.
A iniciativa Visita Remota teve início em 2020, durante a pandemia da COVID-19, no Instituto Central (ICHC) em virtude do isolamento dos pacientes internados, não sendo possível a presença de acompanhantes ou visitantes. Com o objetivo de proporcionar um cuidado integral, a visita remota surgiu como uma ação de humanização para aproximar pacientes e familiares por meio de um encontro à distância e mitigar o sofrimento causado pela separação física frente às medidas sanitárias adotadas.
As visitas remotas têm metodologia, fluxos e regras de funcionamento e respeitam o parecer da Comissão de Bioética do HCFMUSP sobre os aspectos éticos das visitas por videochamada entre familiares e pacientes.
Você precisa conhecer a proposta da Unidade de Experiência do Paciente na Saúde Digital!