Visita Remota

Tecnologia a favor da humanização

A pandemia de Covid-19 exigiu que as visitas presenciais fossem restritas em todo o Complexo HC. Dentro desse contexto, nasceu a modalidade Visita Remota, do Programa Saúde Digital.

Coube à Equipe de Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) do HCFMUSP, a missão de desenvolver uma metodologia para promover videochamadas por meio de tablets e assim aproximar pacientes internados de seus familiares e amigos.

É tecnologia e humanização lado a lado na promoção de vínculos afetivos, em contraponto ao isolamento físico, emocional e social resultante da internação. Atualmente, as visitas virtuais são uma alternativa frente às dificuldades de deslocamento, sobretudo em grandes cidades como São Paulo. 


O olhar do paciente

Ninguém gosta de adoecer, mas todos estamos sujeitos a ficar doentes. Durante o tratamento, pode haver rompimento das atividades cotidianas e, em situações mais complexas, que exigem internação, há o afastamento do paciente e de seus entes queridos gerando insegurança e medo.

A Visita Remota, do Programa Saúde Digital, surge como uma ação de cuidado e humanização contra o isolamento e a solidão, aproximando pacientes de seus familiares e os fortalecendo para o enfrentamento da doença visando a recuperação.

"A visita virtual nos dá forças e a gente sente que melhora".


Sob o olhar dos voluntários

Desde o início da Visita Remota, iniciativa que compõe o Programa Saúde Digital HC, em 2020, o Núcleo de Humanização conta com voluntários que promovem os encontros virtuais realizados através de tablets. São eles, conjuntamente com a Equipe de Humanização, que aproximam os  acientes internados no Hospital das Clínicas da FMUSP e seus familiares.

Na parceria entre a Humanização e os voluntários todos saem ganhando. Para os voluntários, profissionais e estudantes da área da saúde, as visitas remotas agregam valores e vivências que vão além dos ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Voluntários e realizados

"Somos a extensão que liga o paciente e seus familiares, a mão que afaga e a presença que espanta o medo, levamos um olhar de esperança e coragem movidos pela compaixão".

“Uma parte muito legal da iniciativa é conhecer as pessoas, dialogar com os familiares, entender as dificuldades que eles estão passando; conversar com os pacientes, muitas vezes isolados. Foi uma experiência emocionante. Foi gratificante aprender um pouco mais de Medicina sob outros aspectos”.

"O voluntariado me permitiu ajudar e ser ajudado. Eram momentos que traziam mais significado para minha vida em meio ao caos causado pela pandemia".


Sob o olhar dos voluntários

Para os familiares de pacientes internados durante a pandemia de Covid-19, os sentimentos eram de angústia, aflição, medo e desamparo, uma vez que as visitas presenciais foram suspensas.|

No Hospital das Clínicas da FMUSP, os pacientes internados podiam manter contato com a família por meio de seu celular. Porém, essa não era a realidade de tantos outros que, por vezes, não dispunham do aparelho, de recursos financeiros para custear as ligações ou até mesmo condição física de manuseá-lo.

Nesse contexto, a Visita Remota, do Programa Saúde Digital, realizada pela Equipe de Humanização do Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH), proporciona acolhimento e fortalece vínculos aproximando pacientes e familiares.

A palavra dos familiares

“Conversar por videochamada e poder ver o rosto da pessoa é bem mais reconfortante do que apenas ouvir sua voz”.


IOT inicia Visita Remota ao paciente internado

Com as visitas suspensas durante a pandemia do COVID-19 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), no dia 16 de setembro, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Divisão de Enfermagem, implantou o projeto Visita Remota, iniciativa que compõe o Programa Saúde Digital HCFMUSP.

Com o apoio e treinamento do Núcleo Técnico de Humanização (NTH) - responsável pelo projeto no Complexo HCFMUSP, sob a coordenação da Profa. Dra. Izabel Cristina Rios, - a implantação ocorreu, inicialmente nas enfermarias do 2º B e 5º B.

O intuito é aproximar o familiar, por meio da visita remota, feita por tablet, ao paciente que não tem acesso ao celular ou, por motivo de saúde ou limitação, não consiga utilizar sozinho o seu telefone. Desta forma, mantém-se o vínculo entre os familiares, proporcionando um cuidado humanizado ao paciente durante a internação. A equipe do projeto recebeu treinamento teórico e prático para realizar a visita remota.

A iniciativa Visita Remota teve início em 2020, durante a pandemia da COVID-19, no Instituto Central (ICHC) em virtude do isolamento dos pacientes internados, não sendo possível a presença de acompanhantes ou visitantes. Com o objetivo de proporcionar um cuidado integral, a visita remota surgiu como uma ação de humanização para aproximar pacientes e familiares por meio de um encontro à distância e mitigar o sofrimento causado pela separação física frente às medidas sanitárias adotadas.

As visitas remotas têm metodologia, fluxos e regras de funcionamento e respeitam o parecer da Comissão de Bioética do HCFMUSP sobre os aspectos éticos das visitas por videochamada entre familiares e pacientes.

Você precisa conhecer a proposta da Unidade de Experiência do Paciente na Saúde Digital!

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