A voz do Paciente

A Voz do Paciente: Ampliando a participação e melhorando a assistência 

 O programa “A Voz do Paciente”, desenvolvido pelo Núcleo de Humanização do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) consiste em um grupo voluntário formado por 17 pacientes com diferentes perfis socioculturais e demográficos. No âmbito de uma abordagem cada vez mais centrada no paciente, a atividade assume papel fundamental ao proporcionar um espaço onde as considerações dos participantes ganham destaque. O grupo se reúne mensalmente, de forma online, e a reunião é coordenada por facilitadores que atuam na Ouvidoria Geral, garantindo um canal direto e efetivo de comunicação entre os pacientes e a instituição.   

O ponto central da atividade é a discussão de assuntos moldados de acordo com as necessidades e preocupações expressas pelo grupo de pacientes. Antes de cada encontro, os participantes têm a oportunidade de expressar suas questões e sugestões. Com base nessas contribuições, são identificadas as principais pautas a serem abordadas durante as reuniões, como por exemplo: acessibilidade no complexo, agendamento de exames e consultas, acesso ao hospital, entre outros. Durante o encontro, os facilitadores orientam as discussões em torno da pauta previamente identificada. Os pacientes compartilham suas experiências, opiniões e preocupações. 

Após as discussões, as contribuições são analisadas com cuidado para determinar quais pontos merecem ações concretas. Neste momento os apontamentos levantados são avaliados, sendo identificadas as questões passíveis de melhorias na assistência aos pacientes. Caso seja identificada a necessidade de ações para abordar problemas específicos ou para aprimorar a experiência do paciente, as solicitações são encaminhadas para as áreas responsáveis dentro do complexo do HCFMUSP. Esse processo busca assegurar que as sugestões e preocupações dos pacientes se transformem em ações efetivas e tangíveis.  

A atividade “A Voz do Paciente” não somente permite que os pacientes se expressem, mas também promove a colaboração entre todas as partes envolvidas para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos.  Ao criar este espaço de diálogo e intercâmbio, a instituição de saúde demonstra seu compromisso em ouvir e responder às necessidades daqueles que atende. A líder do projeto, a Profa. Dra. Izabel Rios, afirma que a iniciativa segue as experiências internacionais que mostram a eficiência dos grupos de engajamento de pacientes para o aprimoramento da saúde.  

Os participantes do projeto também expressam uma satisfação com a atividade. Um deles, o qual é paciente do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) e Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), diz: “Gostaria de parabenizar esta ação. Acho importante a construção de iniciativas em conjunto com os pacientes. É uma grande tarefa e responsabilidade”. 

 Demandas para “A Voz do Paciente”, no contexto da Saúde Digital HCFMUSP, devem ser realizadas por intermédio da Unidade Experiência do Paciente, através do e-mail uxp.saudedigital@hc.fm.usp.br 

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