Cuidar dos pacientes com excelência técnica e humana é a missão do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pensando nisso, o Núcleo de Humanização criou o grupo “A Voz do Paciente” a fim de aproximar pacientes de diversos serviços do hospital.
O grupo conta com o trabalho colaborativo da Rede Humaniza FMUSPHC que, por meio de representantes dos oito institutos e hospital auxiliar, identificou pacientes com perfis representativos.
O projeto é composto por 17 pacientes com diferentes características socioculturais e demográficas - incluindo colaboradores que também são pacientes do HCFMUSP.
Os participantes, por meio de uma reunião remota, avaliaram dois vídeos produzidos pela iniciativa de Teleconsulta do Programa Saúde Digital HC e contribuíram com sugestões de melhoria. Segundo a Profa. Dra. Izabel Rios, líder do projeto A Voz do Paciente, a iniciativa vem ao encontro às experiências internacionais que mostram que grupos de engajamento de pacientes constituem eficientes dispositivos de aprimoramento de serviços e produtos de inovação na área da saúde.
As atividades do programa têm proporcionado uma experiência positiva, segundo os participantes “Gostaria de parabenizar esta ação. Acho importante a construção de iniciativas em conjunto com os pacientes. É uma grande tarefa e responsabilidade”, afirma um dos membros do grupo e paciente do Instituto Central e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.
O Programa Saúde Digital do HCFMUSP está alinhado à Unidade de Experiência do Paciente e integra o Better Health Programme (BHP), cooperação firmada entre o Brasil e o governo do Reino Unido para fomentar soluções de saúde digital no SUS.
Demandas para A Voz do Paciente, no contexto do Programa Saúde Digital HC, devem ser feitas por intermédio da Unidade Experiência do Paciente uxp.saudedigital@hc.fm.usp.br.