Em 2020, foi firmada uma parceria entre o Governo Britânico e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para apoio no desenvolvimento de iniciativas estratégicas de saúde digital através do programa "Better Health Programme Brazil". Tal cooperação teve como principal objetivo promover a troca de experiências entre o HCFMUSP e o National Health Service (NHS), além de apoiar o desenvolvimento das iniciativas em saúde digital.
A busca pela assistência que ofereça mais saúde de qualidade para os pacientes da instituição, ganhou força com as iniciativas que surgiram no início da pandemia de COVID-19. Foram ofertados serviços de teleconsultoria aos hospitais do país, teleconsultas devido a restrição de deslocamento e a visita remota, uma vez que as visitas presenciais ficaram restritas no complexo HCFMUSP.
Atualmente, a Saúde Digital é parte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do HCFMUSP e oferece serviços de teleconsultas, teleinterconsultas, pesquisa, gestão de dados e indicadores, capacitação e inovações para a saúde digital em diferentes áreas terapêuticas.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é uma autarquia de regime especial do Governo do Estado de São Paulo. Está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para fins de coordenação administrativa e associado à FMUSP visando suporte ao ensino, pesquisa e assistência à comunidade.
A Saúde Digital do HCFMUSP está em funcionamento desde 2020, com o objetivo de ser protagonista em inovação contemplando todos os níveis de atenção, garantindo excelência na assistência, ensino e pesquisa. Além disso, desenvolve soluções digitais de saúde com a finalidade de aumentar a qualidade e eficiência no atendimento e acompanhamento dos pacientes.
Os projetos em andamento possuem diferentes escopos, entre eles: converter o maior número possível de atendimentos presenciais do HCFMUSP para teleconsulta, promover o acesso à saúde digital na atenção básica, reduzir mortalidade materna na atenção terciária, capacitar profissionais para atendimento de pacientes pós-COVID-19, entre outros treinamentos clínicos e em gestão de projetos para saúde.
Ser instituição de excelência,
reconhecida nacional e internacionalmente
em ensino, pesquisa, assistência e inovação
Ser protagonista em inovação em Saúde Digital
em todos os níveis de atenção com
excelência na assistência, ensino e pesquisa,
visando melhorar a qualidade,
acesso e equidade do sistema.
Ambiente de trabalho acolhedor e desafiador
para desenvolver talentos
Postura proativa (fazer acontecer) e criativa na
busca pela inovação
Execução colaborativa entregando resultados
com excelência para melhor servir ao cliente
Trabalho em equipe pautado em transparência,
respeito e empatia.
Para mais informações, entre em contato através do e-mail: saude.digital@hc.fm.usp.br