TeleUTI

Com aporte do Banco Mundial, programa de TeleUTI para COVID-19 do HC será ampliado e chegará a outros Estados

O programa de TeleUTI para COVID-19, liderado pelo Instituto do Coração (InCor), acaba de receber aporte para ampliar seu alcance. O investimento de R$ 1,35 milhão do Banco Mundial, em ação conjunta com o Ministério da Saúde, destinará o montante à expansão do projeto para cinco hospitais nos Estados de Rondônia, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Inicialmente com duração de seis meses, o programa funcionará a partir de um posto de telemedicina instalado no InCor para apoiar, capacitar e treinar profissionais de saúde que trabalham em UTIs, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

A ampliação prevê atendimento remoto para a equipe assistencial, com recursos que permitem discussões clínicas de casos graves de pacientes com COVID-19, incluindo gestantes e puérperas, com necessidade de ventilação artificial. Além disso, será possível capacitar multiprofissionais para o manejo, com treinamento e suporte remoto por telemedicina.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração, responsável pela UTI Respiratória do hospital e autor do programa, a TeleUTI tem resultados positivos. “Nos hospitais que atendemos desde o início da pandemia, a taxa de mortalidade nas UTIs foi reduzida em 15% e o tempo de permanência diminuiu em um dia. Assim, o Hospital das Clínicas pode contribuir em diferentes casos em hospitais de todo Brasil”.

Este modelo de discussões clínicas à distância, capacitação e treinamento de equipes multidisciplinares de saúde, está sendo replicado para outros Institutos do Complexo HCFMUSP, como o Instituto do Câncer (ICESP).

O projeto TeleUTI faz parte do Plano de Saúde Digital, uma parceria do HC com o governo britânico por meio do programa de cooperação Better Health Programme (BTH). Ao todo, são 20 iniciativas com soluções de saúde digital para aumentar a eficiência e a qualidade no atendimento e acompanhamento dos pacientes do Hospital das Clínicas, e que possam ser implantadas em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

Para o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente da Comissão de Inovação (InovaHC) e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad), o projeto TeleUTI “é o marco inicial do Plano de Saúde Digital, que tem como objetivo escalonar iniciativas de sucesso do HC”.

“A pandemia trouxe um legado muito importante e uma das áreas que mais se desenvolveram foi a da telemedicina. Levar para outros estados torna as iniciativas de Saúde Digital mais acessíveis aos brasileiros e contribuem para estendermos os projetos do Hospital das Clínicas para outros lugares do país”, enfatiza o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri. 


TeleUTI recebe apoio do Banco Mundial e expande capacitação para casos de risco obstétrico

Em março de 2020, a Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) implementou a rede de TeleUTI, permitindo a discussão de casos mais complexos em tempo real, com o intuito de auxiliar os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos atendimentos dos casos de coronavírus. Rapidamente tornou-se referência no tratamento da COVID-19 para hospitais da capital e do interior do Estado de São Paulo.

Por meio dessa plataforma, são analisados casos clínicos, decididos protocolos, treinamentos e webinars de orientações para as equipes. O serviço permite agilizar os procedimentos, otimizar o atendimento aos pacientes, dividir experiências diárias e agregar conhecimento entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

Por meio dessa plataforma, são analisados casos clínicos, decididos protocolos, treinamentos e webinars de orientações para as equipes. O serviço permite agilizar os procedimentos, otimizar o atendimento aos pacientes, dividir experiências diárias e agregar conhecimento entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

O Prof. Dr. Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor e coordenador do projeto, liderou a equipe que constituiu a comissão que revisou os protocolos de atendimento a pacientes graves com COVID-19. A equipe de obstetras do Hospital das Clínicas da FMUSP, sob a coordenação da Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco, Vice-Chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, participou da elaboração do Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de COVID-19 do Ministério da Saúde.

Logo, com a expansão do serviço ultrapassando a fronteira para outros Estados no país, a equipe do HC realizará o atendimento remoto para equipe assistencial da Unidade de Terapia Intensiva para cinco unidades, entre elas o Hospital de Base de Rondônia e Hospital de Patos da Paraíba, para discussão de casos de pacientes com insuficiência respiratória grave, com necessidade de ventilação artificial, incluindo situações como a atual pandemia por COVID-19, e também capacitar as equipes direcionadas para manejo desses pacientes, fornecendo treinamento e suporte remoto.

Para concretizar o trabalho de capacitação, a iniciativa, que faz parte do Programa Saúde Digital HCFMUSP, parceria com o governo britânico que integra o programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil, foi a primeira a conseguir apoio financeiro do Banco Mundial para otimizar o trabalho piloto de seis meses nas cinco unidades definidas pelo Ministério da Saúde, inclusive de contratação de profissionais.

No último dia 23, o Prof. Dr. Carlos Carvalho e a Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco receberam a equipe formada por mais de dez profissionais que irá colaborar com a TeleUTI Respiratória e Obstétrica. A reunião aconteceu de forma híbrida, com recepção e transmissão da Sala do Conselho Diretor do Instituto do Coração, com a presença da liderança do Eixo do Programa Saúde Digital: Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e da Comissão de Inovação do HCFMUSP; do Engenheiro Marco Bego, Diretor Executivo do InRad e gestor do Programa Saúde Digital HCFMUSP; Prof. Dr. Fábio Jatene, Vice-Presidente do Conselho Diretor do InCor e Vice-Presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP; Dra. Paula Gobi Scudeller, da Diretoria da Divisão de Pneumologia do InCor e líder desta iniciativa; além da Dra. Marisa Madi, Diretora Executiva do InCor. 


Tele-UTI Obstétrica Covid-19 

A cerimônia de apresentação do Projeto de Tele-UTI Obstétrica Covid-19 foi realizada no dia 9 de março na sala da Congregação, na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A iniciativa de Teleconsultoria do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), visa apoiar as equipes de profissionais de saúde que atuam na Assistência Obstétrica e Hospitalar no acompanhamento da gestação de alto risco.

O Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Dr. Raphael Câmara, prestigiou o evento. “Agradeço à Universidade pelo apoio e por esse projeto tão importante para as mães e bebês de nosso País”.

Na ocasião também estiveram presentes o Coordenador da Unidade Família, Gênero e Curso da Vida, da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, Dr. Ariel Karolinski; o Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária, Dr. Braga Neto; o Vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Vice-presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas; a Diretora Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Prof.ª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Prof. Dr. Carlos Carvalho e a Profª. da Universidade de São Paulo, Rossana Vieira Francisco.

O Vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Vice-presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas, parabenizou o projeto. “Parabéns pela iniciativa. É isso que nossa população espera, precisa e, acima de tudo, merece”.

A Diretora Clínica do Hospital Das Clínicas da Faculdade De Medicina da USP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, destacou: “É com enorme entusiasmo que recebemos a apresentação desse projeto. Estamos cumprindo nosso papel de criar conhecimento e avançar a ciência. Que essa iniciativa possa ser multiplicada”. 

TeleUTI - Treinamento e capacitação em UTIs e outros serviços 

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer