Teleconsulta

Tecnologia aliada à saúde

O Primeiro Summit do Programa Saúde Digital apresentou os avanços da iniciativa e as projeções do projeto para 2022. O evento aconteceu na manhã do dia 13 de dezembro, no auditório do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) e também contou com transmissão online para todo o Complexo.

O Superintendente do HCFMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira, fez a abertura do evento.“Mais uma vez o Hospital das Clínicas quebra paradigmas. Tenho certeza que os resultados apresentados são de grande valia para demonstrar o que tem sido feito no Programa Saúde Digital. Os números são significativos pensando na jornada do paciente. Parabenizo a todos envolvidos no projeto”.

Os principais avanços da iniciativa em 2021 foram apresentados pelo Presidente do Conselho Diretor do InRad e Presidente do Inova HC, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri. “Fico contente ao observar como o Programa Saúde Digital conseguiu fazer progresso em tão pouco tempo. Trazer esse projeto para o HCFMUSP foi um desafio grande, não imaginávamos a proporção que o programa iria ter. Ao final será o mecanismo mais transformador da saúde nessa próxima década”, ressaltou.

O Prof. Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP e Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, discorreu sobre os resultados dos workshops de teleconsulta e elencou as perspectivas para 2022. “O Hospital das Clínicas vai se transformar em uma liderança em saúde digital. Para isso, precisamos investir em infrO Diretor Executivo do InRad, Marco Bego, traçou um panorama com a evolução das iniciativas no Project Management Office (PMO), que garante a manutenção dos padrões de gerenciamento de projetos. “Hoje não só apresentamos as iniciativas do Saúde Digital como também agradecemos a confiança na escolha do InovaHC para liderar esse projeto. Um dos nossos objetivos é melhorar a experiência do paciente. Entre as iniciativas podemos destacar a teleconsulta, protocolos voltados para a jornada do paciente, o uso de inteligência artificial e machine learning”.aestrutura, constantemente. Os Institutos vão precisar de infraestrutura adequada e pessoas treinadas. É fundamental que haja parcerias públicas e privadas, que o paciente seja colocado no centro e seja visto de forma integrada. Pretendemos manter as ações realizadas em 2021. A jornada do paciente é um desafio que vamos ter que desenvolver no ano que se inicia”, destaca.

De acordo com o Chefe da Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo, Prof. Chao Lung Wen, a telemedicina não é apenas serviço, mas um conjunto de tecnologias usadas para potencializar a saúde e a medicina como um todo. “Para que nós tenhamos uma telemedicina responsável temos que seguir o tripé: funcionalidades, gestão de qualidade e normas e padrões da segurança. Dentro das funcionalidades, uma coisa é fundamental, a capacitação profissional. Trabalhar com normas e boas práticas, desenvolver auditoria de qualidade também. Se os pacientes são o público-alvo temos que difundir esse conhecimento para que eles saibam o que é a telemedicina e o que é um padrão de qualidade de serviço”.

A representante da Embaixada Britânica, Esther Rosalen, também prestigiou o evento. “O Reino Unido começou a jornada de mudança para o mundo digital no início dos anos 2000. É difícil adaptar os sistemas, mas é possível. Exige muita ambição, pioneirismo e coragem como temos visto no HCFMUSP. Sabemos que com trabalho e dedicação e com a cooperação de quem passou pelo mesmo processo o objetivo fica mais perto de ser alcançado com sucesso. O Better Health Programme (BHP), programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil, trabalha para elaborar políticas públicas que tenham impacto significativo na qualidade do serviço de saúde prestado pelo SUS. Visando criar um caminho de sustentabilidade e melhorias”, finaliza.


Teleatendimento na prática 

A teleconsulta, do Programa Saúde Digital, é um serviço de atendimento à distância para que pacientes do Hospital das Clínicas da FMUSP possam se consultar com médicos e multiprofissionais, sem sair de casa.

Os profissionais da saúde do HCFMUSP gravaram depoimentos, exibidos durante o Primeiro Summit do Programa Saúde Digital, dividindo suas experiências com o teleatendimento nos Institutos do Complexo.

Para visualizar, acesse: https://bit.ly/3ElKdCW


Consulta remota

A teleconsulta permite que pacientes realizem consultas médicas por meio de videoconferência. O ortopedista do Núcleo de Quadril do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP (IOT), Dr. Fabio Mazzi, dividiu sua experiência com a ferramenta no Instituto. https://bit.ly/32M0jbD.



Vantagens do teleatendimento

Para a Dra. Mayra Frutig, Médica da Equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Hospital das Clínicas da FMUSP, a teleconsulta permitiu o controle adequado de sintomas para pacientes impossibilitados de comparecer presencialmente ao Instituto. Clique aqui e confira a experiência da profissional com o atendimento remoto.


HC em casa

A teleconsulta é um recurso que possibilita o atendimento aos pacientes de forma remota. Para a Coordenadora do Pré-anestésico do Centro Perioperatório do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICHC), Dra. Gisele Siaulys, o teleatendimento teve retorno positivo dos pacientes devido a economia de recursos e também de tempo. Clique aqui e confira.

A Fisioterapeuta da Divisão de Fisioterapia do ICHC, Suehellen Milhomem, destacou que a implementação da teleconsulta no Instituto permitiu aos profissionais da saúde assistir os pacientes com dificuldades de locomoção. “É como levar o Hospital das Clínicas para a casa dos pacientes”. Clique aqui e confira.


Paciente  como  protagonista  de  seu tratamento

Para a Médica Fisiatra e Diretora Clínica do IMREA - Instituto de Medicina Física e Reabilitação Clínicas, Dra. Mariana Carvalho, a teleconsulta foi uma ferramenta eficaz na manutenção do processo de reabilitação dos pacientes. Clique aqui e confira.

A Fisioterapeuta do IMREA Clínicas, Patrícia Capucho, salientou que o teleatendimento permitiu trabalhar os objetivos dentro da realidade de cada paciente. “O maior benefício foi que eles se empoderaram e se tornaram protagonistas do processo de reabilitação”. Clique aqui e confira.


Teleatendimento na saúde mental em casa

Para a Psiquiatra e Diretora de Ambulatório do IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dra. Vanessa Favaro, a teleconsulta é uma ponte entre médico e paciente. “O teleatendimento possibilitou a continuidade do cuidado e garantiu que nosso paciente fosse atendido na necessidade de saúde mental dele”. Clique aqui e confira.

A Terapeuta Ocupacional Chefe do IPq, Patrícia Cotting, pontua que a teleconsulta se mostrou benéfica tanto do ponto de vista dos pacientes que relataram economia de recursos financeiros, de tempo e locomoção. Quanto do ponto de vista terapêutico. “Observamos uma maior adesão ao tratamento”, ressalta. Clique aqui e confira.


Teleconsulta e saúde do coração

Para a Farmacêutica Clínica do InCor, Caroline Santos, a teleconsulta farmacêutica também chegou de forma positiva nos lares dos pacientes. “Conseguimos levar a assistência farmacêutica de forma humanizada, segura, integral e integrada ao paciente”. Clique aqui e confira.

O teleatendimento permitiu que os médicos pudessem avaliar os pacientes e encaminhá-los para melhor intervenção de forma rápida e correta, avalia o Cardiologista  da  Unidade  de  Valvopatias  do  InCor  -  Instituto do Coração,  Dr. David Titinger. “Os pacientes demonstraram conforto ao realizar a teleconsulta. É uma ferramenta de grande valia para o nosso futuro nos atendimentos”. Clique aqui e confira.


Conexão médico-paciente

Para a Médica da Nefrologia Pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP (ICr), Dra. Andreia Watanabe, a teleconsulta aproximou os familiares de pacientes dos médicos. “O teleatendimento tem sido importante para checar os exames, as condutas e também fazer reavaliações do paciente após a consulta. Os pacientes e familiares gostam muito”, ressalta. Clique aqui e confira.

Segundo a nutricionista do ICr, Carla Satiro, a teleconsulta é uma oportunidade de ampliar o atendimento. “Através da modalidade é possível atender os pacientes em um intervalo menor entre consulta e minimizar o tempo de deslocamento até o hospital. Temos um retorno positivo, os pacientes têm sido aderentes aos horários agendados. Acredito que a teleconsulta trará benefícios para cada vez mais pessoas". Clique aqui e confira.



Meta da Saúde Digital para 2023 é converter 50% de atendimentos presenciais em teleconsultas

A Estratégia de Saúde Digital já conquistou, a partir do ano passado, avanços importantes para o HCFMUSP: 17.000 profissionais capacitados; 12.000 teleinterconsultas de UTI; 300.000 teleconsultas (15% acumulado de todas as consultas do hospital), além de artigos científicos publicados ou em conclusão.

Os números foram divulgados, durante a Feira Hospitalar 2022, pela Gestora e uma das Coordenadoras do Programa Saúde Digital, Drª. Paula Gobi Scudeller. Ela foi palestrante da programação do HC Talk da quarta-feira (18 de maio) realizada no estande do HCFMUSP, na São Paulo Expo.

O HCFMUSP possui metas claras de conversão de atendimentos presenciais em teleconsultas – informou a palestrante. Em 2021, o teleatendimento foi responsável por 15% do total de consultas de pacientes. Neste ano de 2022, o objetivo é atingir 40% e em 2023, chegar ao índice de 50%.

A Instituição aplica-se em se tornar protagonista em inovação em Saúde Digital em todos os níveis de atenção com excelência na assistência, ensino e pesquisa, visando melhorar a qualidade, acesso e equidade do sistema – disse a Drª. Paula Gobi Scudeller.


Como fazer uma teleconsulta

A teleconsulta é uma das iniciativas do Plano de Saúde Digital, projeto desenvolvido em parceria com o governo britânico (@ukinbrazil), através do programa de cooperação Better Health Programme (BTH).

 Assista ao vídeo e saiba como fazer uma teleconsulta.

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