O Programa Saúde Digital HC é uma parceria colaborativa do governo britânico com organizações de saúde no Brasil e Hospital das Clínicas da FMUSP para fornecer insumos técnicos e operacionais para desenvolver soluções que aumente a eficiência e qualidade no atendimento e acompanhamento dos pacientes do HC, e que possa ser implantado em toda rede SUS.
O Saúde Digital conta atualmente com mais de 20 iniciativas, como a Teleconsulta, TeleUTI, Visita Remota entre outras.
O Saúde Digital é uma colaboração do governo britânico, via o seu serviço de saúde (NHS), com organizações de saúde no Brasil para fornecer insumos técnicos e operacionais.
Da marcação de consultas ao acompanhamento de pacientes crônicos, a parceria do Hospital das Clínicas da FMUSP com o governo do Reino Unido busca soluções digitais para aumentar eficiência e qualidade no serviço público de saúde.
O Programa Saúde Digital do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é fruto de uma parceria com o governo britânico, que integra o programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil, e pretende desenvolver soluções mais eficazes de atendimento e acompanhamento dos pacientes do HC.
A busca pela assistência que ofereça mais saúde de qualidade para os pacientes da instituição ganhou força com as iniciativas que surgiram no início da pandemia da COVID-19. Como legado, tais iniciativas projetam um futuro promissor na jornada do paciente com o uso de tecnologia, proporcionando inúmeros benefícios e expansão para toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo são 20 iniciativas que compõem o programa para implantação por todo Complexo HCFMUSP até o ano de 2022, tais como, Teleconsulta de Seguimento, Formação em Saúde Digital, Visita Remota de Pacientes, entre outros.
Assista ao vídeo do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Titular do Departamento de Radiologia da FMUSP, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e da Comissão de Inovação do HCFMUSP, e entenda mais sobre o Programa Saúde Digital do HCFMUSP.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e o governo do Reino Unido fecharam uma parceria para desenvolver o Plano de Saúde Digital, uma colaboração que faz parte do Better Health Programme (BHP), programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil. O objetivo é desenvolver soluções de saúde digital que aumentem a eficiência e qualidade no atendimento e acompanhamento dos pacientes do HC e que possa ser implantado em toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde) no país.
O projeto terá duração de dois anos (entre 2021 e 2022). A parceria do governo britânico com o governo brasileiro se dá em torno de três pilares: melhorar o atendimento na atenção primária; levar a implementação das ferramentas digitais desenvolvidas a todos os níveis de atendimento na rede de saúde e capacitar profissionais do sistema público de saúde e se adaptar às realidades regionais do país, especialmente na atenção primária.
Uma das metas é realizar 40% dos atendimentos ao paciente do HC de forma remota, desde a marcação de consultas ao acompanhamento de pacientes crônicos. Outra finalidade é implantar o piloto do programa de atenção primária remota em dez municípios. Além disso, também pretende-se criar dez linhas de cuidados digitais dentro do HC; e realizar telerregulação de urgência e emergência de 30 mil pacientes por ano.
Para o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e da Comissão de Inovação do HCFMUSP –, “a realização do Plano de Saúde Digital resultará em avanços significativos na melhoria do atendimento prestado à sociedade brasileira, com a criação de modelos de soluções digitais replicáveis para melhorar a experiência do paciente e ter mais eficiência em toda a jornada de atendimento”.
Saúde Digital engloba inteligência artificial e recursos tecnológicos para facilitar a vida dos cidadãos que usam o HCFMUSP em benefício da sua saúde.
O projeto se fortalece no Hospital das Clínicas da FMUSP, maior complexo hospital da América Latina, com a parceria colaborativa do governo britânico, através do seu serviço de saúde (NHS) como parte do Better Health Programme (BHP).
Saúde Digital no HCFMUSP segue três pilares:
Quer saber mais? Acompanhe os canais de comunicação corporativos.
O Saúde Digital (Better Health Programme Brazil - BHP) é uma colaboração do governo britânico, através do seu serviço de saúde (NHS), com organizações de saúde no Brasil para fornecer insumos técnicos e operacionais.
Assim como o Ministério da Saúde, o HC é um beneficiário encarregado pelo desenvolvimento e implementação de soluções para o sistema de saúde. O governo do Reino Unido fica responsável pela supervisão financeira, operacional e documental através do FCDO – Foreign Commonwealth and Development Office.
Essa colaboração visa criar soluções escaláveis de saúde digital em nível nacional. Ainda, entre as vantagens, criar fontes de eficiência para o HC replicar ganhos no sistema público de saúde; e identificar oportunidades de aplicação de Saúde Digital na Atenção Primária, gerando benefícios para o paciente e para o sistema.
Foram definidos três pilares que refletem a relevância estratégica. São eles:
Em um futuro próximo, segundo o Diretor Executivo do Instituto de Radiologia (InRad), Marco Antônio Bego, “o Programa Saúde Digital representa uma economia gigantesca de recursos, apesar do alto investimento inicial, e é uma oportunidade do Hospital das Clínicas começar a oferecer esse tipo de serviços digitais”.
Os primeiros passos foram dados. O investimento para os próximos três anos será de R$ 100 milhões e as 10 metas já foram estabelecidas, entre elas, até o fim de 2020 realizar 40% dos atendimentos ao paciente do HCFMUSP de forma remota e implantar piloto modelo de atenção primária remota em 10 municípios no território nacional. Ainda, capacitar 100% dos residentes do Complexo HCFMUSP em Telemedicina até o fim de 2023.
O futuro é agora. O futuro chegou!
O Governo do Reino Unido e o HCFMUSP firmaram, no ano passado, uma parceria de dois anos (2021 e 2022) para estabelecer um Plano de Saúde Digital. O Reino Unido atua com a experiência do NHS – National Health Service, o serviço público de saúde daquele país.
O Plano pretende aumentar a eficiência e qualidade no atendimento desde a fase do agendamento até o acompanhamento dos pacientes. Para o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, “a Saúde digital reduz desigualdades, permite acesso a uma saúde de qualidade e reduz custos de uma forma aberta e democrática de acesso”.
O Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho liderou a mesa solene que contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Jean GorIntcheyn; o Ministro Paulo Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça; o Presidente do Inova HC e do Conselho Diretor do InRad, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri e o Diretor de Comércio do Consulado Britânico, Martin McCombe.
Também estiveram presentes a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor Geral da FFM - Fundação Faculdade de Medicina, Dr. Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior; o Superintendente Técnico da FFM. Dr. Felipe Neme; a Presidente do Conselho Diretor do IMRea, Profª. Drª. Linamara Battistella; o Diretor Executivo do Instituto de Radiologia e do Inova HC, Marco Bego e demais dirigentes e Professores Titulares da Instituição.
A série de webinários “Diálogos Brasil-Reino Unido em Saúde Digital: Desafios e Oportunidades em Telessaúde”, fruto de parceria entre o InovaHC, o Governo Britânico e o Instituto Coalizão Saúde, reuniu especialistas e lideranças do setor para troca de experiência entre os sistemas de saúde britânico (National Health System - NHS) e o brasileiro (Sistema Único e Saúde - SUS).
Clique aqui para assistir os encontros na íntegra. O conteúdo gerado nas sessões ganhou um compilado homônimo.
Para baixar a publicação gratuitamente, acesse: https://bit.ly/3unjHY8.
O Programa Saúde Digital do HCFMUSP ganhou uma página oficial na web. O site, desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) e hospedado na Intranet do Portal HC, trará novidades, além das principais informações sobre as iniciativas do projeto desenvolvido em parceria com o governo britânico (@ukinbrazil), através do programa de cooperação Better Health Programme (BTH).
Saiba mais: http://saudedigital.hc.fm.usp.br.
As iniciativas do Saúde Digital do HCFMUSP foram desenvolvidas em parceria com o governo britânico (UK in Brazil) através do programa de cooperação Better Health Programme (BTH). No canal oficial do HC no Youtube é possível assistir o vídeo oficial do projeto, acesse: https://bit.ly/3td2G1E.
Assista também a entrevista com a Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP (IMREA), Profª. Drª. Linamara Battistella, sobre os desafios da Saúde Digital.
E a entrevista do Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) e do Inova HC, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, que dissertou sobre as iniciativas e avanços da Saúde Digital.
O Prof. Dr. Carlos Carvalho também fez uma análise de como é possível conectar as linhas de cuidado através da telemedicina.
Saúde Digital é um projeto desenvolvido em parceria com o governo britânico (UK in Brazil), através do programa de cooperação Better Health Programme (BTH).
Saiba mais: https://bit.ly/3Hbz3DA.
Estiveram presentes o Presidente do Inova HC e do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad), Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; o Superintendente do Hospital das Clínicas, Engº Antonio José Rodrigues Pereira; o Vice-Presidente do Conselho Diretor do InCor - Instituto do Coração, Prof. Dr. Fábio Jatene; o Diretor do Saúde Digital, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho; o Professor da Faculdade de Medicina da USP, Chefe da Disciplina de Telemedicina e Coordenador do Curso de Regulamentação em Telemedicina, Dr. Chao Lung Wen; o Diretor Executivo do Inova HC e do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad), Engº Marco Bego e a Coordenadora do Programa Saúde Digital, Drª. Paula Gobi Scudeller.
Na ocasião, a Coordenadora do Programa Saúde Digital, Drª. Paula Gobi Scudeller, apresentou a iniciativa APS Digital implementada na comunidade de Paissandú, na região de Santarém, no Pará. O projeto é modelo de atendimento para atenção primária que incorpora telemedicina como forma de apoiar a população em regiões remotas do Brasil a receber assistência médica.
Drª. Paula integrou também a mesa de debates: “Cuidado em Atenção Primária à saúde via Telemedicina e Teleatendimento”, organizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), e discorreu sobre Tele-UTI Obstétrica.
Saiba mais: https://bit.ly/3aN0F6a.
O Programa Saúde Digital é um projeto desenvolvido em parceria com o governo britânico (UK in Brazil), através do programa de cooperação Better Health Programme (BTH).
Saiba mais: https://bit.ly/3Qzv746.