Notícias

UTI Respiratória completa 40 anos e avança para o futuro da saúde pública com a digitalização

O InCor – Instituto do Coração do HCFMUSP celebrou, na quarta-feira (20 de dezembro), os 40 anos de atuação de sua UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Respiratória. A data é marcada pela avançada modernização que aliou recursos de tecnologias digitais com a inteligência artificial, cujo objetivo é beneficiar o paciente. 

A história da UTI Respiratória – coordenada pela Divisão de Pneumologia do Instituto – começou em 1982 no Instituto Central (ICHC) e, posteriormente, transferida para o InCor. A jornada de inovações permitiu a atual fase de digitalização, monitoramento e controle centralizado de leitos, assinalando para o futuro da saúde pública. 

 A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, que é Diretor da Divisão de Cirurgia Torácica do InCor. Ele representou a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. 

Participaram da mesa solene o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Vice-Presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Dr. Fábio Jatene; o Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP, Prof. Dr. Rogério de Souza e Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho. 

 Durante o evento, o Prof. Dr. Carlos Carvalho comandou uma visita virtual – com transmissão ao vivo pela Internet - à UTI Respiratória, interagindo com médicos e enfermeiros e detalhando todos os procedimentos. Ao final, as autoridades presentes descerraram placa comemorativa dos 40 anos daquela Unidade de Terapia Intensiva.


27.12.2022

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer