Sistema HCFMUSP promove ato pela paz

Na manhã de sexta-feira (1/12) familiares, amigos e representantes de cada Instituto do Sistema HCFMUSP vestiram-se de branco para homenagear os médicos Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf de Souza Bomfim. Eles foram atingidos a tiros, por engano, por pistoleiros de milícia que pensavam atacar rivais. A tragédia aconteceu em 5 de outubro de 2023 no Rio de Janeiro (RJ).

O ato pela paz, organizado pelo Sistema HCFMUSP, aconteceu no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e contou com a participação do médico Daniel Proença, sobrevivente do ataque que matou três ortopedistas no Rio de Janeiro.

O início da cerimônia foi marcado por um momento de silêncio e reflexão sobre a vida e o legado dos ortopedistas. O ato pela paz teve início com as palavras proferidas pela Diretora da Faculdade de Medicina da USP e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas FMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. "A presença de cada um de vocês representa nosso compromisso com a paz e a justiça. Reconhecendo que a verdadeira grandeza está em superar as diferenças através do entendimento mútuo. A profissão médica tem sido um símbolo de compaixão, cura e dedicação. Nossos colegas cujas vidas foram cruelmente tiradas eram exemplos dessas virtudes. Vamos honrar suas memórias não apenas por meio de nosso luto, mas por meio de nosso compromisso pela paz e na construção de um mundo que reflita os valores que eles tanto estimavam", destacou a Profª. Drª. Eloisa Bonfá.

A esposa do Dr. Marcos de Andrade Corsato, Rita Corsato e a mãe de Diego Ralf Bomfim e da Deputada Federal Sâmia Bonfim, a sra. Toninha, participaram do evento. Já a esposa do Dr. Perseu Ribeiro Almeida, Verônica, acompanhou a solenidade de forma virtual.

Durante a cerimônia, amigos e colegas de profissão relembraram os bons momentos vividos ao lado dos ortopedistas. Entre eles: a Presidente da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), Stephanie Brancher; o Representante dos Colegas de Turma, Prof. Geraldo Lorenzi-Filho; o representante dos Residentes, Dr. Rafael Ortiz; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Ortopedia (IOT), Prof. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho e o Chefe do Grupo de Pé do IOT, Prof. Dr. Túlio Diniz Fernandes.

Em um momento de muita emoção, a Profª. Drª. Eloisa Bonfá fez a leitura de uma carta redigida pelo Prof. Dr. Paulo Saldiva, Professor Titular do Departamento de Patologia da FMUSP, para Dr. Marcos de Andrade Corsato. Ainda durante a cerimônia, o Prof. Dr. Tarcísio de Barros enfatizou a necessidade de respeito à vida e aos direitos humanos e anunciou que o dia 5 de outubro foi declarado oficialmente como a data simbólica do repúdio perpétuo à violência na luta pela paz.

Ao final, a Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP, Prof. Drª. Ludhmila Hajjar e o Presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Roberto Kalil Filho, chamaram ao palco o cantor Gilberto Gil. O artista emprestou a sua voz na luta pela paz e entoou as canções “A Paz” , “Se Eu Quiser Falar Com Deus” e “Andar Com Fé”.

Assista ao evento na íntegra: https://x.gd/3NXtn.

06.12.2023