Notícias

Segurança do paciente: tema do Módulo 3 da Jornada de Gestão para Preceptores

A Jornada de Gestão para Preceptores: Liderando com Visão Estratégica – promovida pela Gestão Assistencial Corporativa (GAC) da Diretoria Clínica do HCFMUSP – realizou, na quinta-feira (03/08/2023), no Anfiteatro do Instituto de Radiologia, o Módulo 3 do curso. 

Com informações e ferramentas fundamentais para os médicos preceptores, esse curso de gestão permite enfrentar desafios ao longo da missão profissional. Todas as atividades práticas a cargo de residentes e internos são supervisionadas pelo preceptor, cuja função é servir de elo, dentro das disciplinas, entre o Corpo Clínico, Residentes e a Diretoria Clínica. 

Segurança do Paciente 

 As atividades do Módulo 3 da Jornada foram voltadas para o tema: A Segurança do Paciente Depende de Você (E De Muitas Outras Pessoas). Os trabalhos foram abertos pela Vice-Coordenadora da Gestão Assistencial Corporativa da Diretoria Clínica do HCFMUSP, Drª. Anna Miethke Morais. 

 A primeira palestra do Módulo 3 coube ao Dr. José Branco Filho, que é fundador e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente. Médico Infectologista e Hiperbarista com MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele analisou a história e os impactos das ações de Qualidade e Segurança na área da saúde. 

Gerenciamento de Risco 

Outro tema fundamental – Gerenciamento de Risco – foi discutido pela Gerente de Risco do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP, Enfermeira Crystiane Aline Alves de Souza, que é especializada em Administração em Saúde pela Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP. 

Em seguida, o Módulo 3 da Jornada aplicou, entre os participantes, o formato de seis grupos para analisar casos práticos relativos à área de atuação dos preceptores. Cada grupo discutiu, então, os detalhes e variáveis desses casos, sob orientação das equipes de gerenciamento de risco de todos os institutos, aplicando ferramenta de análises de processos e elaborando planos de ação. 

A próxima palestra – “Trabalho em Equipe” - focalizou aspecto fundamental do cotidiano dos preceptores, e que impacta diretamente a Segurança dos pacientes. Essa palestra foi proferida pelo Supervisor da Unidade de Cuidados Intensivos da Emergência Referenciada do Instituto Central do HCFMUSP, Dr. Daniel Forte. Ele é livre-docente em Bioética pela FMUSP. 

O Módulo 3 da Jornada foi concluído com palestra do engenheiro Francisco Cruz Lima, que vem se destacando, nos últimos anos, como o pai que preserva a memória da filha, Júlia Lima, através de ações nacionais e internacionais para promover a Segurança dos pacientes. Ela faleceu, aos 27 anos, em razão de eventos adversos durante tratamento em um grande hospital privado de São Paulo. “Impacto do Evento Adverso: Júlia Lima, Uma História de Transformação” foi o título da palestra, ilustrada com fotos e vídeos.


09.08.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer