Notícias

Saúde Digital HCFMUSP contribui para ampliar em 28% a capacidade de internações e diminuir 20% de mortalidade em UTI do Hospital do Mandaqui

Os primeiros resultados da Iniciativa Modelo do Projeto TeleUTI – desenvolvido no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte da Capital, em parceria com a Saúde Digital do HCFMUSP – foram anunciados na quinta-feira (11/05). Registrou-se ampliação de 28% na capacidade de internações, permitindo a redução do tempo médio de permanência dos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva. A taxa de mortalidade caiu em 20%.

Os números foram anunciados, em solenidade no auditório do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, com a presença do Governador em exercício, Felício Ramuth e o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, marcando o lançamento do Programa de Saúde Digital. Esse programa será estendido, até o final do ano, para outros 19 hospitais do Estado de São Paulo, oferecendo inovações a 355 leitos, o que vai viabilizar 1.300 novos atendimentos em todo o estado.

Participaram do evento a Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi; o Diretor da Saúde Digital do HCFMUSP, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, que é Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor do HCFMUSP, e a Diretora Administrativa da Saúde Digital do HCFMUSP, Drª. Paula Gobbi.

O Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho lembrou que o projeto de Saúde Digital começou em 2009, à época da epidemia da gripe H1N1 e ganhou corpo na pandemia da Covid-19 (início de 2020). Para ele, o grande diferencial da Saúde Digital é a capacitação dos profissionais de saúde. O Governador em exercício, Vice-Governador Felício Ramuth destacou que o HCFMUSP é grande parceiro que oferece tecnologia, inovação e ciência aplicada. “O Governador Tarcísio de Freitas firmou compromisso de trazer a saúde digital e todo um mundo de oportunidades para fazermos melhor usando ferramentas tecnológicas” – observou Felício Ramuth.

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses de Paiva destacou a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. “Acima de tudo, vamos oferecer assistência de melhor qualidade para as pessoas certas nos lugares certos” – acrescentou.

O programa de telemedicina vai ser estendido, até o final deste ano, para outros 19 hospitais de São Paulo, com previsão de viabilizar mais de 1.300 novos atendimentos em todo o Estado. A implantação desse projeto de Telessaúde (atendimento à distância) equivale à criação de 11 novos leitos de UTI sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura ou mais gastos com pessoal.

Veja vídeo sobre o Programa (duração: 2min)


16.05.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer