Encontro reúne colaboradores no Centro de Convenções Rebouças e conta com público ligado à transmissão ao vivo pela Internet
Temas estratégicos e a discussão das Boas Práticas Institucionais no Complexo HCFMUSP voltaram a ser analisados pela Reunião de Liderança Expandida realizada, na segunda-feira (24/06), na Sala Turquesa do Centro de Convenções Rebouças.
A Reunião de Liderança Expandida tem o objetivo de
compartilhar informações relevantes e definir os próximos desafios e
metas a serem alcançadas. Números, resultados e metodologias das
atividades do Complexo HCFMUSP, cooperações técnicas e modernização das
ações e projetos marcaram o dia.
O encontro – com transmissão direta on line pelo canal do
HCFMUSP do YouTube - foi aberto pela Chefe de Gabinete do Hospital das
Clínicas da FMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi. Ela detalhou um panorama do
desempenho em assistência a saúde e iniciativas já realizadas. “Os
próximos passos são fundamentais para a Instituição” – destacou ela.
Palestra
Sob o tema “Comunicação Não Violenta”, a palestra do
evento ficou a cargo de Nadine do Carmo, que é bacharel em Administração
de Empresas e Negócios e especialista em Neurociência Psicologia
Positiva e Mindfulness (expressão em inglês que significa atenção
plena).
Nadine do Carmo aplica técnicas para gerenciar a
potencialização de resultados e bem-estar com mais empatia entre os
membros do ambiente de trabalho. Com base em conceitos da Inteligência
Emocional, ela analisou as características de raiva, medo, tristeza e
alegria, esclarecendo como usar tais emoções a favor.
Outros temas
A programação abrangeu projetos de outras unidades do
Complexo HCFMUSP. O Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP),
Luis Lira destacou a Página Saúde do Colaborador em parceria com o
Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC).
A equipe do Programa de Estudos Avançados em
Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) analisou a
experiência com cooperação técnica entre os governos do Japão,
Moçambique e Brasil.
A Saúde Digital apresentou um modêlo de negócio a partir
dos resultados de um programa-piloto de Teleconsulta na Região
Amazônica. Já o Instituto do Coração (InCor) tratou da redução no tempo
no Ambulatório de Protombina (exame de sangue que avalia a capacidade de
coagulação do sangue e assim estancar hemorragias).
O Instituto da Criança e do Adolescente (Icr) apresentou
o projeto de modernização do seu ambulatório. O tema do Instituto de
Psiquiatria (Ipq) incluiu seu modelo assistencial e o Protocolo de
Contenção e Protocolo de Autolesão. Por sua vez, o Instituto de
Ortopedia e Traumatalogia (IOT) debateu seu projeto de desospitalização
Já o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)analisou
a chamada “Navegação de Pacientes”. Trata-se de um processo em que um
indivíduo - chamado de “navegador de pacientes” - guia as pessoas com
diagnóstico ou suspeita de uma doença crônica, ajudando-a a “navegar”
pelo sistema e os serviços de saúde.
Essa abordagem amplamente promovida tem o objetivo de aumentar a probabilidade de os pacientes terem adesão efetiva ao tratamento recomendado, reduzindo barreiras socioeconômicas, raciais e étnicas.