Notícias

Resultados de 2022 mostram que programa associado aos periódicos dos colaboradores ajuda a preservar e salvar vidas

O Programa de Rastreamento Organizado para Detecção de Câncer Colorretal (região do colón e reto) em colaboradores do Complexo HCFMUSP divulgou números que confirmam sua sólida importância na prevenção e proteção à saúde. 

Tumores no intestino e reto são o segundo tipo mais frequente de câncer registrado em homens e mulheres brasileiras. “Cuidar de quem cuida é nosso objetivo” – define o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior. Colaboradores do HCFMUSP a partir dos 50 anos são convidados - durante a realização dos exames periódicos anuais - a participar, recebendo um kit com frasco coletor e dispositivo para coleta das fezes. 

Com apoio do Departamento de Gastroenterologia; da Diretoria da FMUSP e da Superintendência do HCFMUSP, o Programa distribuiu, entre março e outubro de 2022, durante os periódicos, 2.000 testes de sangue oculto nas fezes. 

Desse total, 7% revelaram resultados positivos, índice que confirma pesquisas e literatura médica – diz o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior. Ele é Professor Associado de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia, Coordenador Cirúrgico no ICESP e Diretor Executivo dos Laboratórios de Investigação Médica do Sistema FMUSP-HC, que é formado por 66 LIMs.


Prevenção 

Dos 7% de casos positivos de sangue oculto nas fezes, foram realizadas 120 colonoscopias, das quais 60% tiveram detectados pólipos chamados adenomas, pois contém linhagem que pode levar ao câncer. 

Os pólipos detectados foram retirados, impedindo que dessem origem ao câncer colorretal. Foram registrados 20 casos de displasia de alto grau (passo próximo de se tornar tumor invasivo). “Os exames indicaram cinco casos de diagnóstico de câncer. Três deles foram tratados com cirurgia e dois com colonoscopias. Salvamos vidas” – destacou o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior.

Cuidados

O Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior alerta para fatores que contribuem para a doença: dieta pobre em fibras, ingerir de forma excessiva proteínas e gordura animal (carne vermelha, embutidos), sedentarismo, obesidade e tabagismo. Essa é a chamada prevenção primária. Já a prevenção secundária refere-se à detecção dos pólipos, antes de estes se tornarem tumores cancerígenos. O Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior lembrou o caso recente de Pelé (1940-2022), o Rei do Futebol, que morreu, aos 82 anos, de câncer colorretal. Os cuidados do Programa de Rastreamento acompanham o paciente desde o exame diagnóstico preventivo, consultas, colonoscopia e, até caso for necessário, a retirada dos pólipos. Quem precisar de tratamento de maior complexidade é encaminhado para o ICESP.

Ampliação

Os resultados do Programa deixaram satisfeita toda a equipe do Programa - comentou ele, que também é Coordenador Cirúrgico no Icesp e Professor do Departamento de Gastroenterologia na FMUSP. Ele considera que o Programa poderá ser ampliado além dos limites do Complexo: “Poderemos levar o Programa para a USP, Prefeitura do Município de São Paulo e, num futuro próximo, para todo o Brasil”.

No caso do Complexo HCFMUSP, o Programa 2023 continuará associado aos exames periódicos realizados pelo CEAC- Centro de Atenção ao Colaborador.  Na sua esteira, já está ativo o Programa de Rastreamento de Câncer de Mama.


09.01.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer