Notícias

Residentes do Serviço de Geriatria do HCFMUSP conquistam o 1º lugar no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2023

Os médicos residentes do Serviço de Geriatria do HCFMUSP, Raiza Lira, Flávia Nakamura, Vinícius Barbosa e Vitor Alonso, acabam de conquistar o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2023 com trabalho que identificou, de maneira rápida e sem uso de tecnologias complexas, a síndrome de fragilidade à beira do leito. A condição, muitas vezes, é negligenciada, sobretudo em hospitais onde os profissionais de saúde enfrentam limitações de tempo e recurso. Os resultados preliminares do estudo apontaram que o instrumento FRAIL, aplicado em apenas 1 minuto, possui boa acurácia para detecção da síndrome, uma condição comum que acometeu mais da metade (56%) dos 846 pacientes idosos internados no período de julho de 2022 a janeiro de 2023, no Hospital das Clínicas e outros hospitais brasileiros localizados nas cinco regiões do país. Os pacientes classificados como frágeis tiveram três vezes mais chances de internação prolongada (definida como ≥ 10 dias) e quase quatro vezes mais chances de morte intra-hospitalar. Segundo o Dr. Marlon Aliberti, do Serviço de Geriatria do HCFMUSP, o estudo possui implicações práticas importantes: facilita a identificação da síndrome de fragilidade e auxilia os médicos no atendimento integral e personalizado do paciente, desde o início da internação, na tentativa de evitar que os desfechos negativos aconteçam. O estudo é fruto de uma rede multicêntrica internacional de pesquisa, denominada Projeto CHANGE e liderada pelo Serviço de Geriatria do HCFMUSP, que agrega 38 hospitais públicos e privados de todo o Brasil e ainda conta com centros em Angola (África), Portugal (Europa) e outros países da América Latina (Chile e Colômbia). Ele foi apresentado em sessão plenária do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2023 pela médica residente Raiza Lira. O evento científico aconteceu em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de março e reuniu, aproximadamente, 4.000 profissionais da saúde interessados em melhorar a saúde do idoso.


13.04.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer