Primeira-dama do Estado de São Paulo visita o ICr

A primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, participou no dia 17 de abril (17/4) de uma reunião com lideranças do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP (ICr) na Sala de Reunião da Diretoria Executiva e visitou as instalações do Instituto.

A primeira-dama destacou a importância do tratamento humanizado no ICr. “Além do atendimento médico, vimos o quanto é importante atuar mais próximo e de forma lúdica com os pacientes. Os espaços de exames e atendimentos como a sala de ressonância e até a brinquedoteca, com certeza, auxiliam na recuperação dessas crianças e adolescentes”.

Para a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi, ter um grupo consultivo ativo e a presença da comunidade nas atividades do Instituto são grandes diferenciais do ICr. “Foi muito gratificante recepcionar a primeira-dama. Na ocasião, ela pôde conversar com a alta liderança do Instituto e também com o Voluntário coordenador do Grupo de Apoio, que é o porta-voz da comunidade e trabalha ativamente em prol da Instituição. Ela também teve a oportunidade de visitar as instalações e alguns de nossos pacientes. Espero que futuramente ela possa conhecer os demais Institutos do Complexo HC”, ressalta Drª. Sílvia Kobayashi.

A Profª. Titular de Pediatria da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Profª. Drª. Magda Carneiro Sampaio, frisou a importância do cuidado centrado no paciente. “O paciente é a pessoa mais importante para nós. Esse é o nosso lema. Tudo no ICr é feito para atender as crianças da melhor forma possível”.

Natural de Parnamirim, Rio Grande do Norte, a primeira-dama, Cristiane Freitas, é graduada em Gestão Pública e, ao longo da vida profissional, atuou nas áreas administrativa e do comércio. É casada com o governador Tarcísio de Freitas há 25 anos, com quem tem dois filhos: Matheus e Letícia.

Durante o encontro com a primeira-dama estiveram presentes a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi; a Profª. Titular de Pediatria da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Profª. Drª. Magda Carneiro Sampaio; o Prof. Titular e Presidente de Conselho Diretor do Departamento de Pediatria da FMUSP, Prof. Dr. Clovis Artur Silva; o Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho, Vice-Presidente do Conselho Diretor do ICr; a Coordenadora Médica da Gestão Assistencial da Diretoria Clínica do HCFMUSP, Dra. Maria Beatriz de Moliterno Perondi; a Diretora Executiva do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Drª. Mariana Nutti de Almeida Cordon; a Diretora do Corpo Clínico do Instituto da Criança e do Adolescente, Drª. Aurora Pagliara; a Chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Profª. Ana Tannuri; a Coordenadora da Assessoria de Humanização e Voluntariado do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Jussara Zimmermann e o Voluntário coordenador do Grupo de Apoio ao Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP (GAI), Reinaldo Papaiordanou. “Propomos um programa conjunto do Fundo Social de São Paulo com Jovem Aprendiz para Adolescentes com Condições Crônicas do ICr. Este pode ser um modelo de assistência para os pacientes e pesquisa científica, e que poderá ser divulgado para outros serviços no Brasil e no mundo”, conclui o Chefe do Departamento de Pediatria da FMUSP, Prof. Dr. Clovis Artur Almeida da Silva.

24.04.2023