Notícias

Ministro do STF visita FMUSP

O Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso realizou, na terça-feira (13/06), visita institucional à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

A análise dos desafios na busca por formação médica de excelência e também na área da saúde pública no país foi o tema principal do encontro na Sala da Congregação da Faculdade. 

Refletir ideias 

Recepcionado pela Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, o Ministro do STF afirmou: “É uma honra estar aqui com os melhores profissionais da Medicina brasileira”. 

Na plateia lotada da Sala da Congregação, estavam presentes Professores Titulares, Chefes de Departamento, dirigentes executivos, médicos, representantes da Enfermagem e profissionais de saúde de várias atividades. O Ministro Luís Roberto Barroso destacou: "temos que preservar nossos talentos e se esforçar para realmente universalizar o acesso a uma Medicina de qualidade. Não há lugar melhor para refletir sobre ideias do que neste ambiente notável." 

Qualificação 

 A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá destacou a necessidade de assegurar a qualificação dos médicos formados no Brasil. Observou, porém, que simplesmente aumentar o número de profissionais da área não é suficiente para atender, de forma adequada, às regiões mais necessitadas desses serviços. 

Ela ressaltou a importância das parcerias privadas para complementar os investimentos públicos, bem como a valorização dos médicos que atuam no setor público, englobando melhorias salariais, de infraestrutura e acolhimento. "Temos inúmeros problemas na área da saúde que nos preocupam e podemos complementar, debater e discutir questões de saúde e educação relacionadas à nossa atividade. Colocamos esta casa à disposição para que possamos pensar juntos em causas que beneficiem o Brasil" - afirmou ela. 

Palavra do Ministro 

Em seu pronunciamento, o Ministro Luís Roberto Barroso compartilhou a opinião da Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá sobre a qualificação dos médicos no país. O Ministro do STF sugeriu uma avaliação do profissional médico formado semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em processo similar ao da área do Direito. 

Ele também considerou possível transformar parte da Medicina Pública em carreira de Estado como forma de torná-la mais atrativa e promover uma distribuição mais equitativa de médicos por todo o território nacional. 

Presentes à mesa solene na Sala da Congregação: a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; Diretor Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Arnaldo Hossepian Júnior e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira. 

Também participaram da mesa: o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e Presidente do InovaHC, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Complementar, Dr. Paulo Rebello Filho; a Presidente da Associação Paulista de Magistrados, Juíza de Direito Vanessa Mateus; o Defensor Público-Geral, Dr Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior e a Procuradora Geral do Estado, Drª. Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado. (Com informações da Assessoria de Comunicação FMUSP)


19.06.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer