Ministra da Saúde visita FMUSP, reforça laços com a comunidade científica, defende reconstrução do SUS e apoio à saúde digital

Ao ser saudada pela comunidade acadêmica, que lotou o Teatro da FMUSP, na última terça-feira 07/02, a Ministra da Saúde, Profª. Drª. Nísia Trindade afirmou que retomará “a tradição de (sua pasta) se basear na Ciência para reconstrução do SUS e da cooperação internacional“.

Professores titulares; diretores e colaboradores da Instituição; dirigentes da USP; representantes de entidades médicas, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros presentes, recepcionaram a Ministra. Diálogo com a comunidade científica, retomada da cobertura vacinal, fortalecimento do SUS e aplicação da Saúde Digital são fundamentais – destacou ela.

Ao saudar a Ministra, a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá expressou “alegria e esperança de ter à frente do Ministério uma pessoa que representa a Ciência e a área da Saúde Pública”.

Ela destacou admiração pela atuação da Ministra, então Presidente da Fiocruz (2017-2022), que possibilitou a produção, aqui no Brasil, de vacinas contra a Covid-19. Para a Profª. Drª. Eloisa Bonfá, país sem Ciência não tem futuro, ressaltando a cooperação que a Universidade mantém através de produção de medicamentos, insumos e da Telessaúde.

Participaram da mesa solene do encontro: o Reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior; a Diretora da FMUSP, Profª. Drª. Eloisa Bonfá; o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva; Secretária de Informação Digital do Ministério, Profª. Drª. Ana Estela Haddad; Secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Drª. Isabela Cardoso de Mattos Pinto e o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério, Dr. Helvécio Magalhães.

Estiveram presentes o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância da Saúde (Anvisa), Antônio Barra Torres, o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira, Pró-Reitores da USP, Professores Titulares e dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), Fundação Faculdade de Medicina, Fundação Zerbini e várias autoridades do setor da saúde.

Visita ao InCor do HCFMUSP

Na ocasião, a Ministra da Saúde, Profª. Drª. Nísia Trindade também visitou o Instituto do Coração do HCFMUSP, onde foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretor, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e diretores da Instituição. A Ministra destacou a excelência do atendimento prestado pelo HCFMUSP, sobretudo, aos pacientes do SUS e o avanço da área de pesquisa em cardiologia.

13.02.2023