Notícias

Médico canta para transformar jornada de paciente sob cuidados paliativos

Uma paciente com grave insuficiência cardíaca internada no Instituto Perdizes (IPer) do Hospital das Clínicas da FMUSP e um médico residente viveram momento espontâneo de comprometimento, empatia e humanismo que fundamentam a especialidade de Cuidados Paliativos. Ao saber que ela adorava canções românticas, ele trouxe de casa seu violão e cantou. Esse momento singular aconteceu entre a paciente A. (será chamada assim neste texto) e o médico R-3 (o terceiro ano de Residência), Dr. Gabriel Freire do Nascimento, que está se especializando em Cuidados Paliativos pelo HCFMUSP. 

A canção que se ouviu foi “How Deep is Your Love?” (Quão Profundo é Seu Amor), dos Bee Gees, um sucesso do final dos anos 70: (...) I believe in you/ You know the door to my very soul/ You're the light in my deepest, darkest hour/ You're my saviour when I fall ...”. 

Tradução”: “Creio em você / Você conhece a porta da minha alma/ É a luz na minha hora mais profunda e escura/ É meu salvador quando eu baqueio...) – diz a letra da música que faz parte da trilha sonora do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” (1977). No leito da paciente e, em ambiente tranquilo, das quatro canções que o médico tocou, essa dos Bee Gees foi registrada em vídeo, comovendo depois as equipes multiprofissionais do Instituto Perdizes. Quase sussurrando, a paciente A. cantarola a canção. 

Assista ao vídeo desse momento clicando aqui

Surpresa 

As imagens também emocionaram três médicas: a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi; a Coordenadora da Gestão Assistencial Corporativa da Diretoria Clínica do HCFMUSP, Drª. Maria Beatriz de Moliterno Perondi e a Coordenadora de Informática Assistencial da Diretoria Clínica, Drª. Leila Suemi Harima Letaif. 

Na quarta-feira (28/06/23), em intervalo de aula da Residência, elas entregaram ao médico R-3, Gabriel Freire do Nascimento um certificado de agradecimento em nome da Instituição assinado pelo Diretor Clínico, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; pelo Superintendente, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira e a Chefe de Gabinete, Drª Sílvia Kobayashi. 

Os dizeres do certificado destacam o gesto do médico R-3: “Sua iniciativa e manifestação de delicadeza fazem diferença na vida das pessoas”. Dr. Gabriel nasceu em Brasília, onde se formou em Medicina pelo Centro Universitário do Planalto Central (Uniceplac). 

Médico e músico 

A família do Dr. Gabriel é do Estado de Pernambuco que se radicou em Brasília; o pai, um cirurgião de cabeça e pescoço e a mãe, pediatra. De início, ele queria ser músico, aprendeu flauta e violão, tocou em barzinhos e até em festas de casamentos. Prevaleceu, porém, a Medicina. “Minha paixão é a música. E foi ela que me aproximou mais da paciente A. Marcou minha vida. Naquele momento, a gente se conectou pela música. Isso sensibilizou a nossa relação médico-paciente” – contou o Dr Gabriel. 

Assista o depoimento do Dr. Gabriel clicando aqui

A paciente A. ficou muito feliz com as músicas dedicadas a ela pelo médico e músico. O ambiente ganhou alegria. Mas, o estado de saúde agravou-se em decorrência da insuficiência cardíaca. Quatro dias depois de ouvir o médico dedicar a ela as canções que mais gostava, a paciente A. faleceu.


04.07.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer