Um dos principais centros de pesquisa do Brasil, o Instituto está entre os maiores hospitais de ortopedia e traumatologia da América Latina No dia 31 de julho de 1953, há 71 anos, nascia o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. O IOT foi o primeiro instituto a deixar o prédio inicial do HC para assumir suas atividades ambulatoriais em prédio próprio.
Na época, São Paulo experimentava uma epidemia de Poliomielite Anterior Aguda (paralisia infantil), e coube a este novo Instituto a função de receber os casos da doença, em fase de comprometimento respiratório.
Para isso, contava com toda a infraestrutura necessária, como respiradores e “pulmões de aço”, além de dois pavimentos especialmente reservados, constantemente ocupados por crianças com esta doença. Com a erradicação da paralisia infantil, o IOT pôde ser utilizado para o atendimento, a pesquisa e o ensino de outras importantes afecções ortopédicas.
Alguns dos maiores professores da ortopedia mundial passaram pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia e quase todos os grandes ortopedistas brasileiros. Hoje, é reconhecido como um dos principais centros de pesquisa do Brasil e está entre os maiores hospitais de ortopedia e traumatologia da América Latina.