Evento apresentou os avanços da terapia intensiva e crítica em pediatria
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) marcou presença na 12ª edição do congresso da World Federation of Pediatric Intensive and Critical Care Societies (WFPICCS 2024).
O evento - realizado entre os dias 1 e 5 de junho em Cancún, no México - reuniu cerca de 1.300 pessoas de diversos países e debateu temas como cuidados intensivos de crianças e adolescentes e apresentou os avanços da terapia intensiva e crítica em pediatria. Participaram do congresso, o Professor Titular de Terapia Intensiva e Neonatologia do Departamento de Pediatria da FMUSP, Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho; a Professora Assistente de Pesquisa Clínica em Neonatologia e Terapia Intensiva do Departamento de Pediatria da FMUSP, a Profa. Dra. Cíntia Johnston e o Médico Diarista do CTI Pediátrico do ICr, Dr. Michele Luglio. “O congresso possibilitou grande troca de conhecimentos e demonstrou a força da Terapia Intensiva Pediátrica brasileira. Tivemos a oportunidade de levar 4 pôsteres de trabalhos e relatos de casos desenvolvidos em nosso CTI Pediátrico. Além disso, contamos com a participação de residentes e outras especialidades. Vimos ótimas palestras e discussões com nomes importantes da Terapia Intensiva Mundial”, destacou o Dr. Michele Luglio.
O Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho ministrou duas palestras e uma conferência magna, sendo um dos principais palestrantes do evento.
Entre outros assuntos, o especialista abordou os avanços em cuidados intensivos pediátricos no Brasil e na América Latina. A Profa. Dra. Cíntia Johnston foi uma das seis Co-Chairs do Congresso Mundial e uma das três Presidentes do 11º Simpósio Latino-Americano, um dos destaques do Congresso. Já o Dr. Michele Luglio apresentou quatro pôsteres científicos do ICr, que incluem pesquisas nas áreas de Pneumologia, Nefrologia, Gastroenterologia e Reumatologia. Além disso, foi moderador de diversas palestras no congresso.