ICHC participa de projeto na Terra Indígena Yanomami

A Divisão de Psicologia do Instituto Central, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz), colocou em prática o Projeto Impacto do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia Oriental: uma abordagem integrada à saúde-ambiente. A iniciativa aconteceu de 3 a 16 de outubro do ano passado, um total de 62 crianças, de 2 anos e meio a 11 anos, da Comunidade Indígena Yanomami (TIY), na Bacia Hidrográfica do Rio Mucajaí, no Estado de Roraima, foram avaliadas quanto às possíveis consequências da exposição crônica ao mercúrio sobre o neurodesenvolvimento. A Psicóloga Mirian Akiko Furutani de Oliveira, Diretora de Pesquisa da Divisão de Psicologia, participou do trabalho de campo. Segundo a Psicóloga, o projeto objetiva investigar o impacto à saúde humana e ao ambiente causado pela atividade garimpeira, com foco na contaminação por mercúrio em áreas protegidas e entre povos da floresta. Os resultados do projeto poderão nortear políticas públicas para redução dos impactos à saúde humana e ao ambiente.

07.02.2023