Evento homenageou os colaboradores que completaram 10 e 15 anos na Instituição
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) celebrou 17 anos de existência. Como parte das comemorações, na ocasião, foi promovida uma cerimônia do Programa “Você Faz Parte Dessa História”, no dia 6 de maio.
O evento homenageou os colaboradores que completaram 10 e 15 anos na Instituição, com a entrega de certificados como forma de reconhecimento e gratidão por sua contribuição contínua com a excelência assistencial, acadêmica e científica do Icesp.
A abertura foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, representando o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas. “Todos que estão aqui fazem parte da construção de uma Instituição modelo. Somos referência no sentido de prover assistência de altíssima qualidade à população, geramos conhecimento nas áreas de ensino e pesquisa. Este é um momento de alegria, de celebrar esses 17 anos e, mais do que isso, agradecer a todos. Sem vocês isso não existiria”, disse o Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel.
Ao longo da cerimônia, a diretora executiva, Joyce Chacon Fernandes, direcionou a condução do evento para que os participantes contassem suas histórias no Instituto. “Existe uma grande magia neste encontro, porque é um momento de lembrarmos um pouco desta linda construção. Desde a primeira edição deste evento, em 2016, peço aos colaboradores que contem suas histórias no Icesp. Essas experiências traduzem a cultura que criamos nesses 17 anos”, finalizou Joyce Chacon Fernandes.
Em seguida, foram realizadas algumas falas de agradecimento. Entre elas a do coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Roger Chammas. “O que fica para mim do Icesp, desses 17 anos, é um pouco da ideia de que é muito importante o que nós fazemos. É fundamental o reconhecimento da importância do trabalho de cada um de vocês para que consigamos atingir aquilo que nós nos propomos. Sem dúvida queremos fazer assistência de qualidade, junto com a pesquisa e inovação, mas o que essa Instituição tem de diferente, desde a sua inauguração, é a humanização, que entrou na essência daquilo que fazemos”.
Também fizeram discursos a diretora administrativa, Denise Kerr, seguida pela diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz. “Eu entrei no Icesp em 2012, faz 13 anos. Eu sempre tive vontade de trabalhar em um hospital público, com o entendimento de que aqui estamos mais próximos de um propósito, de fazer a diferença na vida de alguém. Trabalhar no Icesp, para mim, é muito gratificante, especialmente quando posso ver o quanto a gente pode fazer de bom na vida das pessoas”, explicou Denise Kerr.
A Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz ressaltou a importância de se trabalhar com propósito: “Estou no Instituto desde o primeiro dia, quando fizemos a mudança do InRad para o Icesp. A grande diferença desta Instituição, eu acredito, é a qualidade. Todos têm a premissa de que nós fazemos o nosso trabalho com propósito e por alguém. Eu sinto que os pacientes percebem que as pessoas aqui estão muito comprometidas com o que estão fazendo e demonstram isso no carinho e atenção”.
O evento contou ainda com os depoimentos do chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, e da diretora assistencial, Maria Rita da Silva. “Estou aqui há 16 anos. Todo dia eu me sinto muito feliz de poder vir para cá, me sinto muito bem como pessoa. Hoje meus residentes e fellows saem formados daqui de uma maneira diferente, e estão levando para outros lugares os nossos conhecimentos e a cultura do Icesp, trabalhando de forma humanizada”, explicou o Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
Maria Rita da Silva agradeceu pelo aprendizado adquirido na instituição. “Foi uma honra muito grande ter sido convidada para participar desse projeto maravilhoso que é o Icesp, desde o início. Sou muito agradecida por tudo o que aprendi. Ao Instituto eu devo um grande crescimento profissional. O que prevalece são as relações criadas na Instituição, e estamos aqui também para aprender com a pessoa que está do nosso lado. Nesses 17 anos aprendi e ainda tenho muito a aprender”, finalizou.
Em seguida, a cerimônia incluiu depoimentos de outros colaboradores que contaram um pouco de suas histórias com o Icesp, destacando o significado e orgulho de trabalharem na Instituição.
Confira alguns depoimentos emocionantes de colaboradores que completaram de 10 a 15 anos na Instituição:
“Estou aqui há 16 anos e só tenho a agradecer. Quando eu vim para o Icesp eu tinha 49 anos, fiz vários processos seletivos na rede privada e não tinha perfil porque era mais velha. Aqui eu fui acolhida, recebida com muito carinho. O Icesp abre portas para sonhos”, Eliana de Moraes Maciel, técnica de enfermagem.
“Hoje estou completando 16 anos de Icesp. Deus tem um propósito para mim e me colocou no Instituto para me salvar. Ano passado minha filha completou 19 anos, está com linfoma de Hodgkin, e vem sendo tratada aqui. É uma batalha difícil, mas agora estamos junto com a família Icesp, percebo que a Mariana é filha de todos aqui. Muito obrigada por essa família que Deus me deu é uma honra trabalhar aqui”, Paulo Lucena, supervisor do Setor de Compras do Icesp.
“Eu passava na Av. Dr. Arnaldo e pensava: eu vou trabalhar aí um dia. Eu acho que tudo tem um propósito, e vejo essa Instituição como uma segunda casa. Os coordenadores são super parceiros, e cada um de vocês que está aqui hoje, já fizemos alguma atividade juntos, tudo por um propósito maior. Hoje como gerente parei de atender pacientes, mas possibilitou que outras pessoas consigam atender de forma humanizada, como sempre se faz no Icesp”, Luciana de Almeida, gerente do Serviço de Reabilitação do Icesp.
“Eu entrei no Icesp em setembro de 2009, esse ano completa 16 anos. O Icesp permeia a minha vida em todos os sentidos. Aqui eu conheci minha esposa. Entrei como nutricionista para implantar o serviço noturno de nutrição, passei por diversas áreas, fui coordenador e ano passado tive a oportunidade de ser promovido para gerente. O Icesp me deu tudo, todo meu crescimento pessoal e profissional”, Vinícius Trevisani, gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp.
“Eu tinha 27 anos de história no HC; era o diretor técnico. Fui indicado e encarei um novo desafio. Cheguei aqui em abril de 2008. Trabalhamos muito, e graças a Deus, nós conseguimos dar início às atividades no Icesp. Eu sinto muito orgulho de trabalhar aqui, hoje vejo profissionais de enfermagem que entrevistei como técnicos, fizeram a graduação, e hoje alguns já são coordenadores. O Icesp é uma oportunidade para todos”, João Possari, gerente de enfermagem do Centro Cirúrgico do Icesp.
“Há 19 anos tive o privilégio de participar do planejamento do que seria o Icesp. Fico muito feliz por observar que as premissas que estabelecemos desde o início, como as de qualidade e cuidado humanizado, permanecem na cultura desta Instituição. Somos um time que tem muito orgulho do que faz. Existe um verdadeiro empenho coletivo em oferecer o melhor tratamento para a população que precisa, formarmos os melhores profissionais e sermos a principal Instituição de pesquisa em oncologia do país. Mostramos que tudo isso é possível dentro do SUS e que todos os colaboradores são protagonistas nessa história. Parabéns a todos! Vida longa ao Icesp!”, Joyce Chacon Fernandes, diretora executiva do Instituto.