HCFMUSP lança Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq) lançou o Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), na quarta-feira (15/3). O novo centro visa aprimorar a conscientização em saúde mental no Estado de São Paulo, implementando intervenções inovadoras para melhorar os indicadores de saúde mental e física.

A iniciativa é resultado de uma parceria do IPq com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Banco Industrial do Brasil (BIB) e as prefeituras de Indaiatuba e Jaguariúna (SP).

O projeto conta com aporte financeiro de R$ 40 milhões, sendo R$ 20 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e os demais R$ 20 milhões do BIB. Dentre as frentes de atuação, estão o estudo de desenvolvimento de transtornos mentais em jovens, considerando fatores genéticos e ambientais, desenvolvimento e testes de novas tecnologias de intervenção de transtorno mentais e implementações de intervenções efetivas na comunidade que poderão ser aplicadas por meio de políticas de saúde pública no Estado de São Paulo e no Brasil. “O CISM tem o potencial de transformar a pesquisa em saúde mental no país, tornando-a mais consistente e orientada por um propósito social. Vamos desenvolver novas ideias com potencial inovador e proporcionar intervenções sistemáticas, que terão impacto significativo no mundo real, influenciando a vida das pessoas que mais precisam de cuidados em nossas comunidades”, pontua o Pesquisador responsável e Coordenador do Projeto no HCFMUSP, Prof. Dr. Eurípedes Constantino Miguel.

20.03.2023