HCFMUSP completa 79 anos e celebra excelência em pesquisa, assistência, inovação e saúde digital

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP completa 79 anos de sua fundação em 19 de abril com a marca de sua excelência em saúde, pesquisa, assistência, inovação e saúde digital.

O HCFMUSP é o principal hospital público do Brasil e situa-se entre os 250 melhores hospitais do mundo – aponta a edição de 2023 do ranking realizado pela revista americana Newsweek, em parceria com a Statisa Inc. Esse ranking internacional analisa hospitais de 28 países com base em recomendações de 80 mil profissionais da saúde, pesquisas de satisfação de usuários e indicadores de desempenho médico.

A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá destaca que a Instituição firma posição pela retenção de talentos, valorizando a diversidade e o pertencimento.

O Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama lembra que o HC, desde sua inauguração em 1944, enfrentou e superou vários desafios. “Entre muitas características da Instituição cito duas: Vanguarda e Resiliência” – afirma.

“Vanguarda por que sempre procurou o conhecimento e a inovação para melhor atender os seus doentes. Resiliência, demonstrada durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A Instituição se adaptou à adversidade imposta pela pandemia e força para se recuperar” – acrescenta.

Ele considera que tanto vanguarda e resiliência tornaram-se realidade por meio da excelência de seus colaboradores. Ele cita frase do neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl: ‘Quando não conseguimos mais mudar uma situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos”.

O Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira assinala: ”Celebramos os 79 anos do HCFMUSP com orgulho das conquistas e superações, conscientes do nosso papel e da referência que somos para a Saúde no Brasil”.

Ele acrescentou: “Mas não nos limitamos a isso. Sabemos do nosso potencial e que podemos alcançar ainda mais excelência, além de oferecer o que há de melhor para a população brasileira assistida pelo SUS”.

Ao celebrar seu 79º aniversário, o HCFMUSP consolida a área de inovação e dinamiza ainda mais a saúde digital, sempre em favor da ética, humanismo e responsabilidade social.

No ano 2022, a Saúde Digital ampliou o alcance de excelência pelo Brasil: 130.000 teleconsultas reduziram o deslocamento de pacientes e cuidadores. Cursos de capacitação foram oferecidos a mais de 2.000 alunos e 50 instituições se tornaram parceiras em diferentes níveis de atenção em saúde.

O aplicativo Portal do Paciente HC foi reformulado com o objetivo de tornar a experiência dos pacientes ainda mais ágil e eficaz. O menu é prático e facilita o acesso a agendamentos, receitas, exames de imagem e laudos.

Entre 2020 e 2021, o Hospital das Clínicas da FMUSP destacou-se no maior desafio de sua história, contribuindo para salvar milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19 - a crise sanitária que atingiu todo o planeta.

No ano passado, com a inauguração, do Instituto Perdizes (Iper), a Instituição passou a contar com mais um Instituto dedicado à assistência à saúde, ensino e pesquisa. O Iper atende duas grandes demandas: servir de retaguarda dos leitos, em especial de clínica médica e contar com um centro de excelência de alcance nacional para tratamento, prevenção, educação e pesquisa no campo de álcool e drogas. Além disso, destina área exclusiva para desenvolver pesquisas e inovação em saúde.

Essa estrutura será ampliada com o Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos. Esse futuro Instituto aumentará em 47% a capacidade de consultas ambulatoriais em oftalmologia; otorrinolaringologia; bucomaxilo; cabeça e pescoço e cirurgia plástica craniofacial.

O HCFMUSP conta ainda com um hospital auxiliar e unidades de apoio. Está prevista a criação do Centro de Pesquisas Clínicas, com área de 9.000 metros quadrados destinada às pesquisas terapêuticas e multidisciplinares.

Por sua vez, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia do HCFMUSP (LEPIC) inicia suas atividades com o objetivo de desenvolver programas de ensino, pesquisa e inovação das áreas cirúrgicas do HCFMUSP nos campos da laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica.

19.04.2023