Notícias

HCFMUSP celebra 80 anos de excelência em Medicina e consolida seu papel para o futuro

O Teatro da FMUSP reuniu Professores Titulares, lideranças, profissionais assistenciais, administrativos, multiprofissionais e demais convidados do Sistema FMUSP-HC. A Camerata Feminina do Instituto Baccarelli  apresentou quatro números musicais entre temas clássicos e populares. 

Formada por estudantes do Instituto Baccarelli, a Camerata Feminina atua com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. O Instituto promove, há 27 anos, a transformação e inclusão social por meio da educação em São Paulo. Formou a primeira orquestra sinfônica do mundo na comunidade de Heliópolis. 

Vídeo comemorativo dos 80 anos do HCFMUSP apresentou imagens de sua história, avanços, importantes marcos, pioneirismos e números expressivos que consolidam sua posição de excelência internacional em ensino, pesquisa, assistência à saúde e inovação. 

Portal e exposição 

Durante o evento dos 80 anos foi lançado oficialmente o portal Conecta FMUSP-HC. Essa plataforma digital - idealizada pela Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá – unifica a divulgação de notícias trazendo agilidade, otimizando recursos e padronizando a marca da Instituição. 

Também foi anunciado o lançamento da Exposição Comemorando os 80 Anos do HC com painéis, imagens históricas, fotos de época e os avanços da tecnologia em saúde com pioneirismos e marcos da trajetória do hospital. Essa exposição seguirá, de forma periódica e itinerante, pelas unidades do Sistema FMUSP-HC e Estação Clínicas da Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo.

Mesa solene 

A mesa solene contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, que representou o Governador Tarcísio de Freitas; Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior; Deputada Estadual Beth Sahão e a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. 

Também participaram: o Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, que representou a Associação Paulista de Medicina (APM); o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira. 

Presentes o Vice-Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. José Antonio Sanches Junior; o Diretor Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Arnaldo Hossepian Júnior; o Diretor Presidente da Fundação Zerbini (FZ), Dr. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; o Vice-Diretor Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho. 

Também compuseram a mesa o Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central (ICHC), Prof. Dr. Nelson De Luccia; a Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria (Ipq), Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto Perdizes (Iper), Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade; Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança e do Adolescente (Icr), Profª. Drª. Magda Maria Sales Carneiro Sampaio e o Presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Prof. Dr. William Carlos Nahas. 

 Prestigiaram a solenidade o Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes e o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do Estado de São Paulo, Sérgio Cleto. 

Palavras 

O Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva transmitiu mensagem do Governador Tarcísio de Freitas. “São duas palavras: muito obrigado. Muito obrigado por vocês que fizeram a história do HC, dos 22.000 colaboradores, professores, docentes. Obrigado pela saúde e eficiência”. 

A Deputada Estadual, Beth Sahão, que atua na área de Saúde e Universidades Públicas na Assembleia Legislativa, lembrou a formação de profissionais dedicados e agradeceu a todos que fazem parte da história do HCFMUSP. 

O Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior destacou o papel fundamental do HCFMUSP e suas lideranças, a atuação das fundações de apoio e os avanços do InovaHC. “Vida longa para o Hospital das Clínicas” – disse.

Em seu discurso, a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá definiu os 80 anos da Instituição: “A excelência é nossa tradição. E o cuidado, a nossa missão”. 

Ela agradeceu aos professores (“que são a essência de mentes brilhantes”), aos colaboradores (“que moldam a esperança e a cura”) e afirmou: “O que brilha não são apenas os resultados médicos, mas a esperança renovada em cada vida tocada”. 

 Para o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, desde sua fundação, o HCFMUSP é símbolo de dedicação, inovação e cuidado humanizado. “Em 2020, diante do desafio da pandemia da Covid-19, a Instituição fortaleceu ainda mais a união, solidariedade e resiliência” – destacou ele. 

O Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira afirmou: “Juntos somos melhores, maiores e mais fortes sempre na nobre causa de oferecer saúde a quem mais precisa”. 

Homenagens

Colaboradores administrativos, multiprofissionais e assistenciais receberam homenagem especial por parte da Instituição em razão de sua dedicação e trabalho que contribuíram para a transformação do HCFMUSP em centro de excelência e referência na Medicina. 

A homenagem seguinte  foi destinada aos professores aposentados  pelo convívio e lições de vida e generosidade compartilhadas ao longo do tempo em que serviram ao HCFMUSP. A entrega de placa especial expressa reconhecimento e consagração do mérito acadêmico. 

O Professor Emérito Silvano Raia, 93 anos de idade, pioneiro em transplante de fígado, agradeceu em nome dos colegas homenageados. “Olho para trás e afirmo: toda atividade médica deve ser permeada pelo Amor. Sugiro que diminuam rivalidades e convivam com amor. Cito Dante Alighieri (1265-1321), grande escritor e poeta italiano. Em “A Divina Comédia”, ele conclui: “L'amor che move il sole e l'altre stelle.” (O Amor é a força que move o Sol e outras estrelas”) – afirmou o Prof. Dr. Silvano Raia. 

A sequência de homenagens prosseguiu com a Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá recebendo placa das mãos do Diretor Clínico, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama. Primeira mulher a assumir a Direção da FMUSP, a Profª. Drª. Eloísa Bonfá atuou por 10 anos como Diretora Clínica do Hospital das Clínicas, dos quais os dois últimos liderando as equipes de combate à pandemia da Covid-19, considerado o desafio mais crítico da Medicina mundial. 

Em seguida, o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia e Vice-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho entregou a placa ao Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira. Essa homenagem destacou a atuação do Superintendente em moldar um novo modelo de Gestão Corporativa sob o dinamismo das inovações e sustentabilidade.

O Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama recebeu, das  mãos do Vice-Diretor Clínico do ICHC, Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior, placa em retribuição à sua gestão assistencial, consolidando projetos iniciados por sua antecessora, Profª. Drª. Eloisa Bonfá. Resultados obtidos refletem a sinergia do Sistema FMUSP-HC.


29.04.2024

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer