Notícias

Governador amplia estrutura de leitos no Complexo HCFMUSP em programa para tornar a saúde mais ágil em todo Estado

Com a abertura de três salas cirúrgicas e 45 novos leitos de internação, dos quais 15 para UTI, começou pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) do HCFMUSP, um programa do Governo Estadual para agilizar procedimentos oncológicos em todas as cidades paulistas.

Em todo o Estado de São Paulo, segundo dados oficiais, há, atualmente, até 9.000 leitos inativos em várias especialidades médicas. O programa anunciado pelo Governador pretende reduzir 40% dessa fila nos próximos três meses.

O anúncio foi feito na terça-feira (24/01) pelo Governador Tarcísio de Freitas e o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, em solenidade realizada no auditório do ICESP.

Ambos formaram a mesa solene ao lado do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá e o Presidente do Conselho Diretor do ICESP, Prof. Dr. William Nahas.

A Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi, representou o Superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.

Alinhamento 

A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá destacou o efeito direto dos 45 novos leitos do ICESP: “Será possível atender mais de 1.000 pacientes ao longo de 12 meses”.

Para ela, “salvar mais de 1.000 vidas faz muita diferença". Estamos pedindo trabalho, não descanso”. Ao defender o uso de 100% da capacidade da Instituição, elogiou o alinhamento entre Estado e Prefeitura do Município. “O alinhamento funcionou na pandemia da Covid-19. Atendemos aqui (no HCFMUSP), 10.000 pacientes gravíssimos, enquanto os demais, em maior número, foram cuidados pela Saúde do Município. Salvamos vidas fazendo o SUS funcionar” – afirmou a Diretora da FMUSP.

Ampliação

O Governador também anunciou que unidades do Complexo HCFMUSP responsáveis por outras especialidades médicas passarão a contar com ativação de 349 leitos de internação e mais 44 para UTI. “Precisamos aumentar a disponibilidade e vagas. Celebramos hoje o início desse programa” – disse o Governador.

O Presidente do Conselho Diretor do ICESP, Prof. Dr. William Nahas observou que pacientes com câncer necessitam de etapas programadas de tratamento, cirurgias e passam ainda por intercorrências secundárias à doença. “A abertura de novos leitos, principalmente os de UTI, é essencial para melhor atendimento dos pacientes de alta complexidade” – afirmou.

O Governador Tarcísio de Freitas destacou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS): “É um patrimônio que mostrou seu valor quando submetido ao estresse da pandemia. São pacientes que serão tratados e terão mais esperança”.

De acordo com dados oficiais, o Estado de São Paulo tem, atualmente, 1.536 pacientes oncológicos aguardando cirurgias, que serão beneficiados pela programação de ativação de leitos. Alguns desses pacientes encontram-se há oito meses esperando pela realização de procedimentos.


30.01.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer