Notícias

Divisão de Otorrinolaringologia promove ação de conscientização do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

O Ambulatório de Otorrinolaringologia Pediátrica e o Ambulatório de Laringologia da Divisão de Otorrinolaringologia do Instituto Central do HCFMUSP (ICHC) promoveram uma ação de conscientização em homenagem ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, celebrado anualmente no dia 18 de fevereiro.

Na ocasião, médicos e enfermeiros distribuíram manuais educativos e orientaram o público sobre o tema. A ação - coordenada pela Profª. Drª. Renata Di Francesco e pelo Prof. Dr. Rui Imamura - faz parte da Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada promovida pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica em conjunto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

A iniciativa visa dar visibilidade e sensibilizar os profissionais da saúde e os pais responsáveis sobre os cuidados e atendimento às crianças para diminuir o risco de morte.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traquéia a fim de estabelecer uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. O aumento da traqueostomia em recém-nascidos prematuros têm proporcionado maior sobrevida a esses bebês.

Estima-se que entre 0,5% e 2% das crianças submetidas à intubação orotraqueal prolongada necessitam de traqueostomia, a maioria delas sao menores de 1 ano de idade.


22.02.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer