Notícias

Diversidade e pertencimento definem compromisso para administrar o Sistema FMUSP-HC

A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá é a primeira mulher a comandar o Sistema FMUSP-HC na história da Instituição. “É cuidar de um gigante” – define ela. 

Ao administrar esse gigante, ela considera: “Não pode ter impedimento por gênero, raça ou qualquer outra qualificação. A competência e capacidade de liderança têm que ser levadas em conta para que as pessoas possam sentir que qualquer caminho pode ser trilhado de forma independente”. 

Diante de uma instituição que tem áreas em que há predomínio de mulheres, a Profª. Drª. Eloisa Bonfá observa um aspecto importante: “A diversidade - e não só as mulheres - permite um olhar mais amplo sobre toda a comunidade. E da diversidade, devemos ir para o pertencimento”. 

A Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá vem de uma família de médicos. Seu avô e seu pai formaram-se pela Universidade de São Paulo. Ambos seguiram suas trajetórias para a área de pesquisa. Quando decidiu estudar Medicina, ela preferia se dedicar à área assistencial. Como seu marido foi transferido para os Estados Unidos, ela acompanhou-o e, dada as circunstâncias da época, passou a se dedicar à pesquisa. “Acabei me apaixonando por essa área. A vida determinou o caminho” – diz ela. 


Ao longo de sua trajetória profissional, foi se aplicando também na parte administrativa e concluindo que poderia contribuir ainda mais. “Não senti que havia barreira e cheguei à Diretoria Clínica do HCFMUSP”. Desse posto, chegou à liderança atual responsável pelo Sistema FMUSP-HC.  

Em sua especialidade Reumatologia, a Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá atua principalmente nas áreas de lúpus eritematoso sistêmico, auto anticorpos e terapia biológica. É autora de 358 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais.


06.03.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer