Notícias

Comitiva de Moçambique recebe capacitação técnica do modelo de gestão do HCFMUSP

Comitiva de gestores das áreas médica, de enfermagem e administrativa de hospitais de Moçambique – país com 30 milhões de habitantes na região sudeste da África – receberam capacitação intensiva em relação ao modelo de gestão do HCFMUSP.

Essa capacitação faz parte do Projeto de Cooperação Trilateral Brasil-Japão-Moçambique, cujo objetivo é fortalecer as capacidades em gestão hospitalar em benefício da saúde da população. Os visitantes atuam em hospitais centrais de Maputo (capital) e das cidades de Beira, Quelimane e Nampula.

O projeto tem coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é vinculada ao Ministério de Relações Exteriores e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A contribuição do HCFMUSP abrangeu as especialidades médicas de Imagiologia, Pneumologia e Neonatologia. Já no setor de gestão hospitalar, os trabalhos analisaram a cadeia de suprimentos, gestão de riscos, indicadores estratégicos, gestão de pessoas, sistemas de informação e gestão assistencial corporativa.

A programação da visita - iniciada na sexta-feira (03/02) - foi organizada pela Coordenadora de Ensino do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão Integrada de Sistemas de Saúde, Enfª. Rosemeire Keiko Hangai e também pela Coordenadora de Ensino do PROAHSA, Cláudia Mayu Konuma.

Na sexta-feira (10/02), o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira fez ampla e detalhada apresentação sobre o tema governança no Hospital das Clínicas. Para o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, a troca de informações com colegas de Moçambique é muito valiosa. Toda a experiência em capacitação adquirida no Brasil será agora compartilhada com as áreas clínicas, de enfermagem e administrativa dos hospitais centrais de Moçambique.


13.02.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer