Notícias

Comitê de Bioética debate diversidade racial, vacinação e transplantes de órgãos

Headline Goes Here

Lorem Ipsum is simply dummy text

O Comitê de Bioética do HCFMUSP promoveu, na quinta-feira (26/10), no anfiteatro do Instituto da Criança e Adolescente (ICr), série de palestras, cuja temática - “Protegendo as Futuras Gerações” – abordou a diversidade racial, vacinação e transplante de órgãos.

A mesa solene contou com a presença da Coordenadora de Gestão Assistencial da Diretoria Clínica do HCFMUSP, Drª. Beatriz Moliterno Perondi, que representou o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; e a Presidente do Comitê de Bioética do HCFMUSP, Profª. Drª. Juliana Bertoldi Franco.

Membro do Race.ID – Grupo de Pesquisa em Saúde da População Negra da FMUSP - o Médico Especialista em Clínica Geral, Dr. Júlio César de Oliveira analisou a questão da diversidade racial na sociedade brasileira. Também relatou sua experiência do cotidiano profissional como Assistente do Serviço de Clínica Geral; Coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP e Assistente da Avaliação de Risco Cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

O tema “Vacinação Compulsória: Aspectos Éticos e Legais” foi apresentado pelo Prof. Dr. Daniel Wei Liang Wang, da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ele é Mestre em Filosofia e Doutor em Direito pela London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do National Health Service (NHS) – o serviço público de saúde da Inglaterra.

A palestra “Bioética nos Transplantes de Órgãos” ficou a cargo do Prof. Dr. Valter Duro Garcia, que veio especialmente de Porto Alegre para o evento. Ele é Coordenador do Departamento de Ética da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e Chefe do Serviço de Transplante Renal da Santa Casa de Porto Alegre.


31.10.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer