O Dia da Ciência da Esterilização é celebrado no dia 10 de abril (10/4), uma data que reforça a importância do conhecimento técnico e científico aplicado ao processamento de produtos para a saúde.
No contexto hospitalar, especialmente em instituições de alta complexidade como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), garantir a esterilidade dos materiais é essencial para a segurança dos pacientes e a qualidade da assistência prestada.
Com este objetivo, em 2017 foi criado pela Diretoria Clínica o Comitê de Processamento de Produtos para Saúde (COPPS), tendo como principais atribuições a criação de protocolo de processamento, análise de tecnologias, o acompanhamento de indicadores de qualidade e a capacitação contínua da equipe, promovendo a melhoria contínua dos processos nos Centros de Materiais e Esterilização (CME) no Complexo HC.
O COPPS é um comitê multidisciplinar, que atua baseado nas diretrizes de melhores práticas e normativas vigentes, como a RDC 15/2012 da Anvisa. Além disso, esse grupo de trabalho permite a integração entre diferentes setores do hospital, promovendo um alinhamento estratégico que beneficia toda a instituição.
O COPPS representa os CMEs que é uma unidade fundamental no controle de infecções hospitalares, e os profissionais que atuam nessa área desempenham um papel fundamental nesse processo. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e outros especialistas são responsáveis por assegurar que todos os produtos para saúde sejam submetidos a processos validados e seguros, reduzindo o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde.
O COPPS reforça a necessidade de um compromisso contínuo com a segurança do processamento de produtos para saúde e o papel essencial dos profissionais que atuam em CME e que fazem dessa ciência uma realidade no dia a dia hospitalar. Que possamos avançar cada vez mais na implementação de boas práticas, garantindo um ambiente seguro para todos os pacientes atendidos no HCFMUSP.