Notícias

Ciência da Esterilização e Segurança do Paciente

Entenda o papel do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde do HCFMUSP

O Dia da Ciência da Esterilização é celebrado no dia 10 de abril (10/4), uma data que reforça a importância do conhecimento técnico e científico aplicado ao processamento de produtos para a saúde. 

No contexto hospitalar, especialmente em instituições de alta complexidade como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), garantir a esterilidade dos materiais é essencial para a segurança dos pacientes e a qualidade da assistência prestada.

Com este objetivo, em 2017 foi criado pela Diretoria Clínica o Comitê de Processamento de Produtos para Saúde (COPPS), tendo como principais atribuições a criação de protocolo de processamento, análise de tecnologias, o acompanhamento de indicadores de qualidade e a capacitação contínua da equipe, promovendo a melhoria contínua dos processos nos Centros de Materiais e Esterilização (CME) no Complexo HC.

O COPPS é um comitê multidisciplinar, que atua baseado nas diretrizes de melhores práticas e normativas vigentes, como a RDC 15/2012 da Anvisa. Além disso, esse grupo de trabalho permite a integração entre diferentes setores do hospital, promovendo um alinhamento estratégico que beneficia toda a instituição.

O COPPS representa os CMEs que é uma unidade fundamental no controle de infecções hospitalares, e os profissionais que atuam nessa área desempenham um papel fundamental nesse processo. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e outros especialistas são responsáveis por assegurar que todos os produtos para saúde sejam submetidos a processos validados e seguros, reduzindo o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde.

O COPPS reforça a necessidade de um compromisso contínuo com a segurança do processamento de produtos para saúde e o papel essencial dos profissionais que atuam em CME e que fazem dessa ciência uma realidade no dia a dia hospitalar. Que possamos avançar cada vez mais na implementação de boas práticas, garantindo um ambiente seguro para todos os pacientes atendidos no HCFMUSP.


04.04.2025

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer