Notícias

Celebração dos 110 anos da FMUSP terá mais festividades neste ano de 2023

A FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo celebrou, na quarta-feira (19 de dezembro), no Teatro da FMUSP, 110 anos de atividades de excelência e pioneirismo. Ao longo deste novo ano de 2023, outras festividades serão realizadas. 

A sessão solene foi presidida pela Diretora da FMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. “Temos muito orgulho dessa missão principal que é transformar a vida das pessoas, da comunidade e fazer a ciência avançar” – afirmou ela. 

A Profa. Drª. Eloisa Bonfá, que também preside o Conselho Deliberativo do HCFMUSP, destacou o fortalecimento da inovação e internacionalização ocorridos nos últimos anos e o fato da Faculdade de Medicina ter ficado mais diversa e inclusiva. A Diretora da FMUSP lembrou que, hoje as cotas sociais e raciais representam 50% das vagas de Medicina, “o que garante um grande passo para a almejada mobilidade social por meio da educação de qualidade”. 

O Prof. Emérito Silvano Mário Atílio Raia apresentou relato histórico de fatos importantes da FMUSP. Ao falar sobre o médico e o futuro, o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri destacou os aspectos da inovação e saúde digital que assinalam um futuro promissor da Instituição. 

Participaram da mesa solene a Vice-Reitora da USP, Profª. Drª. Maria Arminda Nascimento Arruda; o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn; o Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo M. Pêgo Fernandes; a Professora Emérita da FMUSP, Profª. Drª. Angelita Haber-Gama e o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Dr. Mauricio Serpa. 

Ex-Diretores foram agraciados com a Medalha Arnaldo Vieira de Carvalho, edição comemorativa do centenário da FMUSP: Prof. Dr. Silvano Raia (que atuou de 1982 a 1986); Prof. Dr. Marcello Marcondes Machado (de 1994 a 1998); Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco (de 1998 a 2002); Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri (de 2002 a 2006 e de 2010 a 2014); Prof. Dr. Marcos Boulos (de 2006 a 2010), que não pode comparecer ao evento, mas receberá sua medalha; Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior (de 2014 a 2018); e o Prof. Dr Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho (de 2018 a 2022). 

A FMUSP foi fundada em 1912 e implantada em 1913 a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Rockfeller. Hoje, a FMUSP – com 17 departamentos e 368 professores - é considerada um dos maiores centros de pesquisa médico-científica do Brasil, atendendo 1.400 alunos nos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Física Médica; 1.800 alunos na Pós-Graduação; 1.600 na Residência Médica. 

Com informações da Assessoria de Comunicação FMUSP.


02.01.2023

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer