Como ser atendido no ICHC via SUS?
São Paulo Capital: As marcações de consultas médicas para as diversas especialidades em toda a rede pública de
atendimento de saúde na Capital e Grande São Paulo, incluindo o Instituto Central do Hospital
das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, devem ser realizadas
pelo Sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, da Secretaria de
Estado da Saúde, atualmente com a denominação de SIRESP – Sistema Informatizado de
Regulação do Estado de São Paulo.
Portanto, orientamos que o paciente procure uma UBS – Unidade Básica de Saúde, AMA –
Assistência Médica Ambulatorial ou AME – Assistência Médica Especializada próximo de sua
residência para agendar uma consulta, e havendo necessidade, será agendada através das
vagas disponíveis de forma online pela rede pública.
Grande São Paulo e Interior: O Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo segue o Programa de Atendimento Regionalizado da Secretaria de Estado da Saúde que
preconiza ao paciente procurar tratamento em uma unidade de saúde da região onde mora.
Portanto, os moradores do interior e Grande São Paulo deverão recorrer aos Departamentos
Regionais de Saúde – DRS, localizados em cidades que contam com hospitais capacitados para
atender a demanda dos municípios vizinhos.
Solicitação de Prontuário e Laudo Médico:
O paciente ou o seu
representante legal (munido de procuração reconhecida em cartório) deverá comparecer,
pessoalmente, à Divisão de Laudos do ICHC para solicitar o laudo médico/prontuário. Deverá
estar munido de documentos originais (CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de residência -
solicitante/paciente). Mais informações pelo telefone (11) 2661-6399, de segunda a sexta-
feira, das 7h às 11h.
Permissão para acompanhantes durante a internação hospitalar:
Acompanhantes estão permitidos somente nas seguintes situações, previstas por lei:
- Pacientes menores de 18 anos de idade, tem assegurado por lei um acompanhante - um dos pais ou responsável (art. 12 da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente).
- Pacientes Idosos (60 anos ou mais) submetidos à internação hospitalar (art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso).
- As parturientes também têm direito a acompanhante, de sua livre escolha, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto (art. 19 da Lei 11.108/05).
- Pessoas com deficiência motora, visual ou cognitiva internada têm assegurado acompanhante ou atendente pessoal (art.22 da Lei 11.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Visitantes:
- Nas Unidades de Internação, a visita é liberada entre 14h e 17h. A visita será liberada considerando a estabilidade clínica do paciente e a rotina de trabalho da unidade e será permitida a entrada de 2 (dois) visitantes por dia, desde que a idade seja superior a 18 anos, sem revezamento, ou seja, sem permissão de troca de visitante ao longo desse período.
O cadastro do visitante será permitido até 15 minutos antes do término da visita.
- Nas Unidades de Terapia Intensiva, a visita será liberada entre 16h e 17h. A visita será liberada considerando a estabilidade clínica do paciente e a rotina de trabalho da unidade e será permitida a entrada de 2 (dois) visitantes por dia, desde que a idade seja superior a 18 anos, sem revezamento.
O cadastro do visitante será permitido até 15 minutos antes do término da visita.
- UTI 11º andar GN/GS, a visita será liberada entre 16h e 17h, e 20h30 às 21h30. A visita será liberada considerando a estabilidade clínica do paciente e a rotina de trabalho da unidade e será permitida a entrada de 2 (dois) visitantes por período, desde que a idade seja superior a 18 anos, sem revezamento. O cadastro do visitante será permitido até 15 minutos antes do término da visita.
- Na Unidades de Emergência Referenciada (UER), a visita será liberada entre 14h e 15h, exceto unidade de decisão clínica, não sendo previsto visitas. A visita será liberada considerando a estabilidade clínica do paciente e a rotina de trabalho da unidade e será permitida a entrada de somente 1 (um) visitante por dia, desde que a idade seja superior a 18 anos. O cadastro do visitante será permitido até 15 minutos antes do término da visita.
- Pacientes de Saúde Suplementar com acomodação tipo apartamento durante 24h: permitida a entrada de 4 visitantes das 7h às 21h.
Acomodação tipo enfermaria: serão liberados 4 visitantes das 14h às 17h. Unidade de Terapia Intensiva: serão liberados 2 visitantes das 16h às 17h. A entrada será pela portaria do 5º andar do ICHC.
Pacientes do SUS internados em leitos as Saúde Suplementar a entrada será realizada pelo 4º andar do PAMB e liberados 2 visitantes das 14h às 17h.
Orientações específicas:
- Menores de Idade: A entrada de visitantes acompanhados de menores com idade entre 5 e 11 anos, será permitida em condições excepcionais, mediante autorização prévia da equipe assistencial e protocolo da equipe de enfermagem por meio de sistema informatizado. Esta autorização deve conter o nome da (s) criança (s) autorizada (s) e sua (s) idade (s), preservando a (s) criança (s) da exposição ao ambiente hospitalar potencialmente adverso (Unidade de Terapia Intensiva, indicação de isolamento de contato ou respiratório do paciente, constatação de instabilidade clínica ou proibição da visita pela equipe médica).
- Visitas religiosas: devem ser programadas entre às 17h e 18h (em qualquer dia da semana) mediante solicitação pelo paciente ou responsável e com prévia autorização da equipe assistencial. É necessário que o religioso apresente sua credencial para a realização do cadastramento.
- Visitas jurídicas: são visitas dos advogados que estão prestando serviços aos pacientes. As visitas deverão ser comunicadas previamente para a equipe assistencial pelos familiares, representante legal ou o próprio paciente. O advogado será recepcionado pela equipe de Segurança do ICHC (em qualquer dia da semana), que solicitará a carteira da OAB do advogado para comprovação da autenticidade. Entrar em contato com equipe assistencial e verificar as condições clínicas do paciente, em caso de impossibilidade (inconsciência ou procedimento cirúrgico) a entrada do advogado não será liberada naquele momento e ele será orientado a voltar posteriormente. Em caso de possibilidade da visita o advogado deverá dirigir-se ao setor de cadastro (4º andar PAMB) para fins de identificação.
- Visitas jurídicas para pacientes sob escolta: são visitas dos advogados que farão a defesa do paciente. Idealmente as visitas deverão ser comunicadas previamente para a equipe assistencial pelos familiares, representante legal ou o próprio paciente. O advogado será recepcionado pela equipe de Segurança do ICHC (em qualquer dia da semana), que solicitará a carteira da OAB do advogado para comprovação da autenticidade. Entrar em contato com equipe assistencial e verificar as condições clínicas do paciente e a autorização da visita pela escolta, em caso de impossibilidade (inconsciência, procedimento cirúrgico ou negativa da escolta) a entrada do advogado não será liberada naquele momento e ele será orientado a voltar posteriormente. Em caso de possibilidade da visita o advogado deverá dirigir-se ao setor de cadastro (4º andar PAMB) para fins de identificação.
Não é permitido:
- Fumar nas dependências do hospital, inclusive nas áreas externas;
- Sentar ou deitar no leito do paciente;
- Alterar a regulagem de aparelhos ou da posição da cama, mexer em soro, cateter, sonda e sistema de contenção do paciente;
- Entrar com alimentos no hospital. Casos especiais devem ser autorizados pela nutricionista;
- Trazer medicamentos de casa para o paciente, exceto quando autorizado pelo médico;
- Entrar com roupas, cobertores, travesseiros e colchões, exceto quando autorizado pela equipe de saúde;
- Usar ventiladores e aquecedores de ambiente nas dependências do hospital;
- Deixar flores e plantas nos quartos, pois podem transmitir infecções, atrair insetos e desencadear processos alérgicos;
- Gravar imagens e/ou sons nas dependências do hospital, exceto quando autorizado pelo hospital e acompanhado da Equipe da Comunicação;
- Usar o banheiro/toalete do quarto do paciente;
- Entrar nos postos de enfermagem e salas dedicadas à equipe de saúde;
- Visitar pacientes internados se você estiver resfriado, gripado e/ou com diarreia.
Acesse o Portal do Paciente e tenha acesso aos resultados de exames. Lá você poderá visualizar e imprimir laudo de exames laboratoriais e de imagens.
Receitas - Os pacientes do ICHC podem consultar as suas receitas de forma online. Acesse o Portal do Paciente e saiba mais.
Aplicativo Abracatraca - disponível para celular ou tablet, aplicativo para baixar e gerar um QR Code de acesso para o paciente e seu acompanhante, liberando a entrada nas catracas no dia da consulta. Clique aqui e baixe o aplicativo.
Importante: o HC não entra em contato pedindo pagamentos e dados pessoais.