80 anos do HCFMUSP

A história do HCFMUSP não se inicia em 1944, com a sua inauguração. Suas raízes estão ligadas à abertura Faculdade de Medicina da USP em 1933. Desde então, era inquestionável a necessidade de um hospital-escola que consolidasse o ensino médico e impulsionasse a pesquisa científica.

Em 19 de abril de 1944, o HCFMUSP finalmente entra em funcionamento, tornando-se um símbolo do avanço e progresso, atuando como polo de ensino, pesquisa, assistência e inovação.

De lá para cá, o Complexo tem mantido sua posição como referência no tratamento de doenças de alta complexidade, beneficiando pacientes não só de São Paulo, mas de todo o país, com terapias e tecnologias mais avançadas.

Essa condição não é apenas uma afirmação minha, mas é corroborada por reconhecimentos internacionais, como o fato de ser o único hospital público do Brasil a figurar no ranking do World’s Best Hospitals 2024, da revista Newsweek.

Aqui, levamos a sério o oferecimento de uma assistência especializada e humanizada, tendo como fruto dessa  busca pioneirismos diversos, como:

Fundamentais foram os apoios de diversos agentes, como a Fundação Rockfeller, a Fundação Zerbini e a Fundação Faculdade de Medicina, que abraçaram este sonho.

Desafios da pandemia

Enfrentar uma pandemia como a da Covid-19 foi o maior desafio de toda história do HCFMUSP. Além do desconhecimento inicial sobre a doença, o hospital rapidamente recebeu uma grande quantidade de casos, devido à sua reputação como referência em tratamentos de alta complexidade.

Rapidamente montamos um plano de ação, e transformamos o Instituto Central em um hospital exclusivo para assistir os pacientes infectados com o coronavírus, com 900 leitos, 300 dos quais de UTI.

Embora os casos recebidos no HCFMUSP apresentaram um alto grau de gravidade, a equipe multidisciplinar do hospital alcançou um resultado notável: mais de 60% dos pacientes foram recuperados e puderam retornar ao convívio familiar e social.

HCFMUSP em números: excelência médica e impacto social

O HCFMUSP é como uma pequena cidade; no chamado "Quadrilátero da Saúde", são 600 mil m², onde trabalham mais de 22 mil colaboradores, responsáveis por manter a assistência de excelência às 45 mil pessoas que circulam diariamente pelo complexo.

Ao todo são nove institutos, que oferecem atenção especializada em diversas áreas. Todas as instituições possuem certificados de acreditação que reconhecem a preocupação do corpo clínico com a segurança dos pacientes e a excelência do atendimento.

Confira alguns números de atendimentos anuais: 

  • 113 mil atendimentos de urgência e emergência;
  • 926 mil consultas ambulatorial;
  • 682 mil exames de imagem; 
  • 61,5 mil internações;
  • 33,3 mil cirurgias;
  • 11 milhões de exames laboratoriais.

Além disso, o HCFMUSP é responsável por 32,4% de todas as internações diagnósticas de alta complexidade no estado de São Paulo e 35% dos atendimentos de casos complexos de toda a capital paulista. 

Saúde digital e construção do futuro

O complexo também investe fortemente em inovação e saúde digital - estratégias fundamentais para construir um futuro com maior equidade e universalização do atendimento. Isso significa mais saúde para mais pessoas e melhor qualidade de vida.

O hospital mantém um Núcleo de Inovação Tecnológica, o InovaHC - que mantém um hub com startups e diversos projetos contínuos como In.Pulse, In.spire e In.cube.

O núcleo impulsiona a cultura de empreendedorismo e inovação, mapeia desafios, co-desenvolve e valida tecnologias em saúde e atua como ponte entre os atores do ecossistema de inovação em saúde.

Um projeto destaque é o “OpenCare 5G”, que testa a tecnologia 5G para oferecer assistência em saúde primária, para comunidades remotas do país, que antes não tinham este acesso.

Ainda recentemente, o InovaHC lançou o Genial, um laboratório de Inteligência Artificial generativa, em parceria com a Amazon Web Services. Outros projetos especiais também podem ser conferidos no artigo do Prof. Carlos Carvalho, o diretor de Saúde Digital do HCFMUSP.

Ampliação do HCFMUSP

Na saúde, os desafios são constantes, e temos orgulho de estarmos caminhando continuamente para superar todos eles. No nosso planejamento, prevemos a construção de dois novos prédios: um para o novo centro de pesquisas clínicas e outro para o Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos, com aumento da capacidade de atendimento do hospital em oftalmologia, otorrino, bucomaxilo e cabeça e pescoço.

As ampliações e projetos em curso são pensados para atender mais e melhor a população e expandir sua atuação no ensino e na produção científica. Além disso, acreditamos na construção de projetos escaláveis, como  chave para melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde do SUS no Brasil todo.

Investindo em inovação e saúde digital, o HCFMUSP caminha rumo a um futuro mais equitativo e acessível na saúde brasileira. Parabéns pelos seus 80 anos HCFMUSP! É uma honra fazer parte da sua história! Gostei Comentar Compartilhe.

Nosso Propósito:

O Hospital da Clínicas tem a missão de atender pacientes com doenças de alta complexidade que necessitam de atendimento especializado.

Nos casos de doenças com menor gravidade, o profissional da saúde poderá dar alta ambulatorial e solicitar a continuidade de tratamento em outro local do SUS.  

fm.usp.br

hc.fm.usp.br

ffm.br

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer