O Comitê Gestor do Selo Hospital Amigo do Idoso, certificado com o Selo Pleno pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizou a Semana da Pessoa Idosa 2024, uma celebração que reforça o compromisso com o atendimento humanizado e de alta qualidade para a população idosa.
Com o tema “Capacidades e Habilidades da Pessoa Idosa”, o evento alcançou 459 pacientes em atividades educativas e orientações, e 161 participantes em palestras, unindo pacientes e colaboradores em torno de práticas saudáveis e da valorização do envelhecimento ativo, alinhadas à Década do Envelhecimento Saudável da Organização Mundial da Saúde.
A semana iniciou-se no domingo, 29 de setembro, com a caminhada “Lazer e Saúde” na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, sob a liderança do educador físico Douglas Ferdinando e fisioterapeutas especializadas em Gerontologia, promovendo a integração social e incentivando a prática de exercícios físicos.
Na terça-feira, 1º de outubro, a abertura oficial trouxe palestras focadas nas principais questões do envelhecimento saudável. O Professor Dr. Eduardo Ferriolli discutiu as capacidades fundamentais para o envelhecimento saudável, enquanto a assistente social Bianca Perez destacou os Direitos da Pessoa Idosa e os recursos sociais disponíveis, fortalecendo o apoio necessário a essa população.
Ao longo da semana, foram abordados temas como nutrição, vitalidade e preservação da saúde cognitiva e auditiva. A quarta-feira, 2 de outubro, contou com a participação de profissionais como as nutricionistas Elci Almeida e Natália Pardelli, e a terapeuta ocupacional Camila Grespan, além de sessões de mobilidade funcional conduzidas pela fisioterapeuta Luciana Anjos e alunas da Divisão de Fisioterapia, demonstrando a importância da atividade física para a manutenção da autonomia funcional.
Na quinta-feira, 3 de outubro, as atividades foram direcionadas ao público que aguardava por consultas no Prédio dos Ambulatórios. Sob o lema “Movimente-se hoje, viva mais amanhã”, as especializandas em fisioterapia em gerontologia enfatizaram a importância do movimento, enquanto os residentes farmacêuticos orientaram sobre o uso seguro de medicamentos. Camila Grespan também abordou a prevenção de delirium em pacientes internados, reforçando práticas de cuidado integral.
A semana encerrou-se na sexta-feira, 4 de outubro, com uma palestra conduzida pelo especialista do INSS, Sr. Felix Cavalle, sobre aposentadoria e benefícios previdenciários, seguida por emocionantes apresentações musicais dos corais Gero Saúde e da FMUSP. As apresentações promoveram um momento de celebração, ressaltando a importância das atividades culturais para o envelhecimento ativo e o fortalecimento de vínculos comunitários.
Com um planejamento multidisciplinar e inclusivo, a Semana da Pessoa Idosa 2024 destacou as capacidades a serem preservadas no envelhecimento e incentivou hábitos saudáveis, refletindo o compromisso e o empenho das equipes e a participação ativa dos idosos. A programação reafirma o valor de uma abordagem integrativa, promovendo o bemestar físico, mental e social e, principalmente, uma vida plena e saudável para a população idosa.