Entre os dias 9 e 10 de janeiro, os integrantes do Projeto Lean nas Emergências deram continuidade à agenda de trabalhos conjuntos. Reunidos no Centro de Ensino Prof. Dr. Berilo Langer, do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), os profissionais das áreas de Farmácia, Suprimentos, Enfermagem, Equipe SOS, Higiene, Centro Cirúrgico, Gestão de Leitos e Socorristas iniciaram o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM).
Durante os encontros, foram identificados gargalos no atendimento de dois tipos de pacientes, horizontal e vertical, em diversos setores da Emergência. O objetivo do levantamento é analisar o que pode ser modificado, aperfeiçoado ou eliminado para reduzir o tempo de espera, melhorar o serviço prestado e alocar qualitativamente os recursos humanos.
Alguns dos pontos a serem objeto de atenção incluem manutenção de equipamentos, aperfeiçoamento de processos de identificação de pacientes e procedimentos, sinalização de locais para exames, e realocação de salas e integrantes de equipes de acordo com demandas e qualificação.
Cerca de 33 ações foram mapeadas pelo grupo. Os dados serão usados para o planejamento de propostas que visam eliminar desperdícios e agilizar o atendimento na Unidade de Emergência Referenciada (UER).
VSM
A sigla VSM vem do termo em inglês Value-Stream Mapping – na tradução, Mapeamento do Fluxo de Valor. Na metodologia Lean, é uma ferramenta essencial para a visualização de fluxo de materiais e informações necessárias para a entrega de um produto ou serviço.
Auxilia na identificação de fluxos de informações e materiais com e sem valor agregado, na detecção de fontes de desperdício e na implementação de planos de ação para melhorias.