Notícias em Destaque: O que significa para o ICHC conquistar a recertificação ONA 3?
Kelly Santana: Motivo de muito orgulho. Reflete que nossas equipes estão engajadas em manter a segurança dos processos, interações entre as áreas e o ciclo de melhoria contínua.
Notícias em Destaque: Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de recertificação?
Kelly Santana: Não só da recertificação... ouvimos rotineiramente que é um desafio realizar o gerenciamento dos processos devido à dificuldade de se obter dados. Atualmente muitos dados são obtidos manualmente o que demanda muito tempo para a coleta e impacta na adesão/frequência das análises. Apesar desse desafio, sabemos que sem conhecer os dados não há assertividade no gerenciamento. Tenho certeza que estamos evoluindo nesse aspecto ao longo dos anos e que é importante manter a consistência das ações voltadas à tecnologia para nos facilitar o gerenciamento.
Notícias em Destaque: Como o processo de recertificação é conduzido e o que ele avalia especificamente?
Kelly Santana: A acreditação da ONA é um processo voluntário e somos avaliados periodicamente (no nível 3 a visita acontece anualmente) para verificar a conformidade dos processos com os requisitos do manual. As áreas avaliadas são escolhidas pela Instituição Acreditadora de acordo com as subseções do manual. Em nossa última visita recebemos um total de cinco avaliadores em dois dias - 25 e 26/09.
Notícias em Destaque: Quais são as exigências específicas para a ONA 3 e o que diferencia esse nível de outros?
Kelly Santana: O nível 3 tem foco na melhoria contínua. É imprescindível que as unidades apresentem ciclos de melhorias realizados, preferencialmente oriundos das análises de resultados da área.
Quando se atinge o nível 3, significa que mantivemos os requisitos dos outros níveis, sendo: nível 1 - segurança do paciente e nível 2- gestão dos processos e interações entre as áreas.
Notícias em Destaque: Qual o impacto direto da recertificação na experiência e na segurança dos pacientes?
Kelly Santana: Qualquer processo de acreditação reflete qualidade no serviço prestado. O dia da visita é uma fotografia do momento, ali podemos compartilhar uma amostragem de como realizamos o nosso trabalho no dia a dia e recebemos feedback dos avaliadores sobre onde podemos nos aperfeiçoar ainda mais. Considerando a qualidade nos processos espera-se que isso reflita diretamente na experiência e segurança dos pacientes (e também dos colaboradores).
Notícias em Destaque: Como a recertificação ONA 3 beneficia o trabalho dos profissionais de saúde e o ambiente organizacional?
Kelly Santana: Optar por um modelo de gestão de qualidade (no caso a ONA) nos orienta a reduzir a variabilidade dos processos por meio de padronizações, protocolos baseados em evidências científicas e políticas/diretrizes institucionais. Isso reflete em maior segurança para as pessoas (pacientes e profissionais), uso racional dos recursos (humanos e financeiros) e credibilidade da marca (instituição).
Notícias em Destaque: Quais foram as principais melhorias ou mudanças implementadas no ICHC para alcançar essa recertificação?
Kelly Santana: Formamos seis grupos de trabalhos específicos. Esses grupos eram compostos por pessoas de diversas áreas que, juntas, se engajaram para fortalecer algumas práticas existentes e impulsionaram a sistematização de novos fluxos, dentre eles podemos citar: Gestão da Mudança, Gestão da Governança Clínica, Protocolo da Segunda Vítima, etc.
Notícias em Destaque: De que forma o ICHC busca promover uma cultura de segurança e qualidade entre seus profissionais?
Kelly Santana: A cultura de segurança e qualidade já existe no instituto e é incentivada diariamente pelas diretorias executiva e clínica por meio do aprendizado contínuo. Incentivamos todas as lideranças a desenvolver ambientes onde haja segurança psicológica para que possamos aprender com as ocorrências e trabalhar continuamente para que elas não voltem a acontecer.
Notícias em Destaque: Quais práticas de segurança e gestão de riscos foram aprimoradas ou introduzidas com a recertificação?
Kelly Santana: A cada visita temos a oportunidade de contar com o olhar de alguém externo, que está em contato com outros serviços de saúde e acaba contribuindo com alguma boa prática. É também um momento onde reunimos todas as melhorias realizadas para apresentar aos avaliadores e sempre nos surpreendemos com o volume de coisas que realizamos ao longo de um ano. Esse ano, por exemplo, os avaliadores ressaltaram o engajamento das lideranças e das equipes para apresentação das evoluções do processo de Acreditação.
Notícias em Destaque: Como o hospital pretende manter o nível de excelência exigido pela ONA 3?
Kelly Santana: Com o passar dos anos amadurecemos e aprimoramos nossos processos, o que é fundamental para manter a certificação nível 3. O engajamento das equipes em garantir a segurança, gerenciar os processos e melhorar os resultados são pontos fundamentais para seguir com excelência. As interações entre as equipes e o entendimento do nosso impacto no todo são pontos importantes para ficar no radar.
Notícias em Destaque: Qual mensagem você gostaria de deixar para a equipe e para os pacientes do ICHC após essa recertificação?
Kelly Santana: O serviço que entregamos é a junção de cada etapa da jornada do paciente e ela só pode ser boa quando todos nós fazemos o nosso melhor.
A qualidade está em cada ação do nosso dia a dia e a acreditação é o resultado dessa dedicação.