Em 1984 tínhamos muito mais dúvidas do que respostas no que diz respeito à manutenção da saúde durante o processo de envelhecimento.
O Serviço de Geriatria do HC tinha apenas dois anos de atividades assistenciais em ambulatório e nas enfermarias do Instituto Central.
Sentíamos todos, porém, que havia algo ainda mais importante a fazer.
Sabíamos que cuidar dos enfermos era importante, mas, reconhecíamos que seria tão melhor se não estivessem enfermos e/ou tivessem suas enfermidades controladas a ponto de não terem prejuízo funcional por elas.
O consenso sobre estas realidades com os profissionais das diferentes áreas da saúde atuantes no Prédio dos Ambulatórios do HC (PAMB-ICHC) propiciou a elaboração de um programa de atividades concentradas em um só dia que visasse, fundamentalmente, a Promoção do Envelhecimento Saudável.
Nasceu o GAMIA em 17 de julho de 1984.
Estes 40 anos de evolução permitiram aprimorar ainda mais sua proposta de trabalho inicial, além de consolidar o modelo na sua eficiência e sustentabilidade, fatores fundamentais para a sua longevidade.
Muito há ainda por ser feito e, assistindo à comemoração do 40º aniversário do GAMIA, ficou claro que os seus integrantes têm a força e a vontade suficiente para avançar muito além do que já realizaram.
Ficou nítido que, mais do que fazerem o que fazem, todos os envolvidos acreditam muito no que fazem.