Na manhã desta terça-feira (17/12), o Centro de Ensino Prof. Dr. Berilo Langer, do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), recebeu o 6º ciclo da Oficina de Combate à Transfobia. A ação é realizada pelo Grupo de Diversidade, coordenado por Kátia Cilene de Oliveira da Silva, e integra o Projeto Diálogos.
As oficinas começaram em 2023, após notificações de atos transfóbicos no atendimento da Instituição. De lá para cá, mais de 600 pessoas já participaram dos encontros sobre diversidade e inclusão.
Desta vez, o público-alvo foi formado por profissionais da Rouparia, Zeladoria e Enfermagem, que recebeu informações e orientações sobre atitudes e comportamentos a serem adotados com pessoas LBTQIAPN+, em especial transgêneros. Os temas foram conduzidos pelas psicólogas Dra. Marlene Inácio, da Divisão de Psicologia do ICHC, e pela Mestre Eliza Ugardi (psicóloga clínica convidada), com mediação de Kátia.
Durante a reunião, relatos sobre situações de vulnerabilidade entre familiares foram compartilhados, e dúvidas sobre acolhimento, identidade de gênero e respeito ao nome social foram debatidas. “Nosso olhar julga”, destacou Kátia. “Mas o olhar de surpresa é diferente do olhar de recriminação”, completou.