Notícias

2º Ciclo do Lean nas Emergências foca em redução de desperdício nos processos

2º Ciclo do Lean nas Emergências foca em redução de desperdício nos processos


Profissionais discutiram metodologias para agilizar fluxo de atendimento

Entre os dias 18 e 19 de dezembro, o ICHC recebeu o segundo ciclo do evento Lean nas Emergências. Profissionais das áreas de Farmácia, Suprimentos, Enfermagem, Equipe SOS, Higiene, Centro Cirúrgico, Gestão de Leitos e Socorristas se reuniram no Anfiteatro Prof. Antonino Rocha e no Centro de Ensino Prof. Dr. Berilo Langer a fim de discutir metodologias para reduzir desperdício e agilizar o fluxo de atendimento, desde o recebimento do paciente até sua alta. 

DIA 1 

No primeiro dia, foram apresentados indicadores NEDOCS + LOS, atualização dos acordos firmados no encontro de novembro e a realização de oficina sobre a metodologia 5S. Este sistema foi criado na década de 1950, no Japão, para promover um ambiente de trabalho organizado, limpo e eficiente.

 

O método baseia-se em cinco princípios: Seiri (organização), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). A aplicação deles auxilia a gestão a identificar e eliminar desperdícios, melhorar processos e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente. 

DIA 2  

No encerramento, o grupo realizou um brainstorming de VSM (Value-Stream Mapping, ou Mapeamento de Fluxo de Valor), outra ferramenta estratégica do Lean. Nesta dinâmica, bastante colaborativa, processos que agregavam valor à jornada do paciente da Unidade de Emergência Referenciada (UER), e outros que não o faziam, puderam ser identificados. O estudo de caso avaliou desde a classificação de riscos até o estágio de pré-consulta.


EXPECTATIVAS 

Para o Dr. João Paulo Souza Ripardo, Coordenador da Unidade de Emergência, o encontro gerou novas oportunidades de se diminuir desperdícios de forma multidisciplinar. “Esses dois últimos dias estão sendo bastante produtivos, e a nossa expectativa é a de ter bastante ferramental para diminuir esse desperdício e melhorar a nossa experiência com o nosso paciente, que está dentro da nossa Unidade de Emergência”, declarou Ripardo.  

Sobre o trabalho em grupo, o Coordenador parabenizou o empenho e dedicação dos colegas. “A gente está conseguindo contribuir com muitas opiniões, e isso é importante porque está sendo bem colaborativo”.

fm.usp.br

hc.fm.usp.br

ffm.br

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer