Instituição homenageia o Prof. Dr. Flair José Carrilho

Reconhecido, em sua especialidade, pela liderança no ensino, pesquisa, inovação e assistência à saúde, o Prof. Dr. Flair José Carrilho - Titular da FMUSP, Chefe da Disciplina de Gastroenterologia Clínica e Diretor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HCFMUSP - recebeu, na segunda-feira (28 de novembro), homenagem por seus anos de dedicação à Instituição.

No próximo dia 17 deste mês de dezembro, ele encerrará seu ciclo profissional junto à FMUSP e HCFMUSP. A Gastroenterologia e Hepatologia Clínica destacam-se em sua trajetória médica, durante a qual também presidiu o Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas, entre 2006 e 2014, e foi membro do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

Em seu discurso de agradecimento em evento realizado no Teatro da FMUSP, ele citou um provérbio africano: “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”. Baseado nesse lema, destacou o espírito de trabalho em equipe. “O futuro da Instituição está na sua internacionalização através da formação de uma rede de pesquisadores” - acrescentou.

A homenagem com a presença de familiares do Prof. Dr. Flair Carrilho incluiu exibição de mensagens em vídeo de colegas do meio acadêmico científico da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e de Barcelona, na Catalunha, Espanha. Formado em 1973 pela Universidade Estadual de Londrina (PR), ele concluiu sua Residência Médica na Universidade Autônoma de Barcelona, onde também atuou como pesquisador associado em Hepatologia. No Brasil, ele concluiu Mestrado e Doutorado na USP.

A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá prestigiou a homenagem. Também estiveram presentes o Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes; o Presidente do Conselho Diretor do ICHC, Prof. Dr. Nelson De Luccia; o Vice-Chefe do Departamento de Gastroenterologia, Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque; o representante da Disciplina de Gastroenterologia Clínica, Prof. Dr. Eduardo Luiz Rachid Cançado; a Chefe de Gabinete de Autarquia HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi e o Diretor Presidente da Fundação Faculdade de Medicina, Dr. Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior.

06.12.2022