ICHC inicia cirurgias eletivas benignas com ajuda da robótica

O Instituto Central do HCFMUSP (ICHC) marca mais um avanço na história da instituição. No dia 29 de setembro, o hospital realizou a primeira cirurgia eletiva benigna com auxílio de um robô.

A equipe liderada pelo Prof. William Nahas, titular da Urologia e Transplante Renal do HC-FMUSP, operou paciente com hiperplasia benigna da próstata, condição que acomete 2/3 da população masculina.

O procedimento robótico é um passo à frente dos métodos utilizados, nos dias de hoje, no ICHC. Ele integra projeto de pesquisa que envolverá as áreas de Ginecologia, Gastrocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Geral, explicou o Prof. William Nahas.

A previsão é que cada uma dessas especialidades realize, em média, 30 cirurgias com auxílio do robô, totalizando 160, num período de um ano. Os resultados do estudo irão permitir a definição da melhor conduta cirúrgica para o tratamento do paciente.

Outra novidade é que o projeto de pesquisa também irá beneficiar os residentes das áreas envolvidas. Ele prevê o treinamento em plataforma robótica dos médicos da Ginecologia, Urologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Geral. A viabilização do projeto só foi possível graças ao Programa de Transplante Renal Pediátrico, que conseguiu a doação de recursos financeiros para a compra do robô e das pinças.

Participaram deste marco histórico, a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sylvia Kobayashi; o Diretor do Corpo Clínico, Dr. Marcelo Rocha; a Diretora Executiva, Danielle Pedroni; a Diretora da Divisão de Anestesia, Profª. Maria Carmona; a Coordenadora da Subcomissão de Segurança do Paciente, Drª. Brigitte Feiner; a Diretora da Divisão de Enfermagem, Cristina Braido, além de equipes de médicos e enfermeiros do Centro Cirúrgico e lideranças do Instituto.

02.10.2023