XI Prêmio Octavio Frias de Oliveira

XI Prêmio Octavio Frias de Oliveira

Iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) em parceria com o Grupo Folha, desde 2010 o Prêmio visa estimular a pesquisa científica na esfera da prevenção e do combate ao câncer.

Trabalhos originais podem ser inscritos até cinco em duas categorias: Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Para mais informações, acesse o regulamento disponível em www.premiooctaviofrias.com.br.

Também será premiada uma personalidade que tenha se destacado na área da oncologia. A escolha dos vencedores é feita por uma comissão formada por cientistas de destaque e membros da sociedade comprometidos com o tema. Os premiados nas três categorias receberão R$20 mil e um certificado.

A premiação ocorrerá no dia 5 de agosto, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP.

Momento de Bioética: deveres do paciente

Bem como os direitos, o paciente também apresenta deveres, os quais devem ser sempre lembrados e cumpridos, para que exista uma boa relação entre os profissionais de saúde, paciente/ família/cuidador, e para que exista um bom seguimento em relação ao tratamento e seguimento propostos pela equipe. Os deveres ficam esquecidos pela grande maioria dos profissionais e ate por parte dos pacientes, pois sempre os direitos são bem mais soberanos do que aquilo que deve ser cumprido na relação assistencial.

Assim, os deveres do paciente a serem lembrados por todos são:

Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, uso de medicamentos, procedimentos médicos anteriores, e outros problemas relacionados à sua saúde;

Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do hospital (vestimentas; restrição ao tabagismo, consumo de drogas e álcool nas dependências do hospital; não trazer alimentos e medicamentos para o paciente; visitar outros leitos sem ser o do seu paciente; compartilhar objetos com os pacientes; ter comportamento inadequado);

Zelar e responsabilizar-se pelas propriedades da Instituição colocadas à sua disposição;

Respeitar os direitos dos demais pacientes, funcionários e prestadores de serviços da instituição, tratando-os com civilidade e cortesia;

Assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela não atenção às orientações fornecidas pela equipe de saúde;

Participar de eventos de promoção de saúde e desenvolver hábitos e atitudes saudáveis que melhorem a sua qualidade de vida.

Da mesma forma que os direitos devem ser cumpridos, os deveres seguem a mesma importância para que a equipe de saúde e paciente tenham bom convívio durante o tratamento.

Banco de Tecidos doa pele para vítimas de explosão em Lima

Banco de Tecidos doa pele para vítimas de explosão em Lima

Em ação humanitária, o Banco de Tecidos da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Instituto Central (ICHC) doou 10 mil cm² de pele alógena, oriunda de doadores de órgãos, para o Ministério da Saúde do Peru para ajudar no tratamento das vítimas de explosão de um caminhão-tanque que transportava gás, ocorrida no último dia 24 de janeiro, no distrito de Villa El Salvador, no sul de Lima. O acidente deixou 48 pessoas com queimaduras graves a muito graves.

O Banco de Tecidos de Porto Alegre também participou da ação, levantando estoques, contingenciando e avaliando o que poderiam ser disponibilizados para ajudar os Centros de Tratamentos de Queimaduras da cidade.

Ao todo, o Banco de Tecidos do HC e o Banco de Tecidos de Porto Alegre doaram 20 mil cm² de tecidos, informou o cirurgião plástico André Paggiaro, responsável pelo Banco de Tecidos do HC.

NutriNet Brasil: estudo mapeia saúde alimentar da população

NutriNet Brasil

O estudo NutriNet Brasil, coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (Nupens/USP), em parceria com o Ministério da Saúde, vai mapear a cultura alimentar brasileira.

A pesquisa acompanhará, por dez anos, características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas.

Saiba mais e participe: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/.

Você pode ajudar a promover a saúde da população brasileira!