img imprensa1

Profissionais do IOT recebem homenagem em ação do Detran SP

iot

Através de uma ação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) para a Semana Nacional do Trânsito, médicos, enfermeiros e multiprofissionais do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), que lidam direta ou indiretamente no tratamento dos acidentados, receberam cartas de agradecimento de motoristas infratores que participaram do curso de reciclagem, expressando a admiração aos nossos profissionais. Esses profissionais também estiveram presentes no Detran para um bate-papo com esses motoristas, profissionais da enfermagem, fisioterapia, assistente social e o Diretor Clínico, Dr. Jorge dos Santos Silva.

Saiba como envelhecer com saúde

envelhecer com saude

Quando envelhecemos, perdemos massa e força muscular, o que pode comprometer seriamente o nosso equilíbrio e capacidade física, aumentando o risco de quedas e limitando nossa locomoção e convívio social. A memória sofre progressivamente também, falhando em atividades corriqueiras do dia a dia como a de tomar remédios, o que pode ser um sério risco para a saúde. Sem contar as doenças crônicas que comprometem o bem-estar numa época da vida em que poderíamos usufruir mais da família e de atividades sociais. A boa notícia é que esses e outros problemas da terceira idade podem ser evitados ou diminuídos se desde já inserirmos medidas simples de prevenção no nosso dia a dia, benéficas em todas as idades. A equipe médica e multiprofissional do Instituto do Coração (InCor) vai ajudar você, seus amigos, familiares idosos e seus cuidadores a ter essa conquista.

Acontece na próxima terça-feira, 1º de outubro, das 8h às 13h, na marquise do Bloco I, a Campanha InCor “Envelheça com Saúde”. O evento comemorativo do Dia Internacional do Idoso foi organizado em estações de atendimento nas quais os participantes serão submetidos a testes como o de medicação de pressão arterial e o SCAR-F, que avalia o risco de sarcopenia (perda de massa e força muscular). Haverá também dicas de alimentação saudável e prática de atividade física, além de orientação psicossocial, nutricional e de uso de medicamentos. Não vai faltar nem mesmo aconselhamento sobre direitos sociais do idoso e cuidados com a pele.

Você quer ter a oportunidade de conversar com os doutores Luiz Bortolotto e Wilson Jacob Filho, diretores respectivamente das Unidades Clínicas de Hipertensão e Cardiogeriatria do InCor, áreas em eles que são referência internacional? Então participe da sessões de roda de conversa com ambos. A programação inclui também uma paradinha lúdica para fazer as suas criações, na oficina de artesanato.

A Campanha InCor “Envelheça com Saúde” tem a organização do Comitê Gestor do Selo Amigo do Idoso do InCor, coordenado pelo Núcleo da Qualidade do Instituto. A equipe de saúde envolvida na ação é composta de médicos e equipe multiprofissional de assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, com apoio de voluntários das Associações Amigos do Coração (AAC) e do Hospital das Clínicas (AVOHC)...

Inscrições abertas para Programa de Residência Multiprofissional do HC

residencia multiprofissional

Os Programas de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da FMUSP são destinados aos profissionais de saúde graduados, caracterizados por ensino em serviço, que se constituem em modalidades de pós-graduação lato sensu. Com duração de dois anos e jornada de 60 horas semanais, as aulas são distribuídas entre atividades teóricas e práticas dirigidas para cada profissão e área.

As residências multiprofissionais são regidas por dois Ministérios: o da Educação, que aprova o projeto pedagógico, e o da Saúde, que oferta a bolsa mensal dos residentes. O programa teve início em dezembro de 2015, quando foram aprovados os dois primeiros programas de residência: Paciente Crítico e Paciente Nefropata.

Atualmente são dez programas que abrangem 11 áreas profissionais – entre elas, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

As inscrições para os Programas de Residência Multiprofissional estarão abertas até dia 8 de outubro no site da Vunesp. Não perca a oportunidade de se atualizar e vivenciar a experiência em um complexo hospitalar referência.

Confira mais informações sobre nossos programas de residência multiprofissional em saúde e em área profissional no site da EEP.

Faculdade de Medicina participa do Dia Mundial World Restart a Heart

world

No dia 16 de outubro, será comemorado o World Restart a Heart Day, com atividades no dia e na semana na Faculdade de Medicina da USP, no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário. O objetivo é alertar para o problema da parada cardíaca súbita, terceira causa de morte no mundo e ensinar para leigos os procedimentos de identificação e ações iniciais nessa situação.

A iniciativa que destaca a necessidade de leigos realizarem a ressuscitação cardiopulmonar é do Comitê Internacional de Ressuscitação (International Liaison Committee on Resuscitation, em inglês). As atividades serão coordenadas pelo Kids Save Lives Brasil, que enfatiza: “Use Duas Mãos para Salvar Uma Vida”.

O Comitê Internacional de Ressuscitação orienta que as pessoas se lembrem de 3 Cs ao encontrar uma pessoa inconsciente:

  1. Checar a responsividade e a respiração da vítima;

  2. Chamar por ajuda através do 192;

  3. Comprimir efetivamente o tórax (100-120 compressões/min).

Assista ao vídeo sobre o World Restart a Heart Day, comemorado em 16 de outubro: https://bit.ly/2kOnrAI.