img imprensa1

ICHC realiza campanha de doação de órgãos

No dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Instituto Central (ICHC) promoverá campanha para conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Para ajudar a mudar o cenário de aumento do número de doadores, médicos, residentes, enfermeiros e pacientes transplantados e em fila de transplantes irão esclarecer dúvidas da população e distribuir folders educativos para maior disseminação da informação. Integrantes da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) também participarão das atividades.

A mobilização acontecerá em frente ao Prédio dos Ambulatórios (PAMB), por onde circulam mais de 10 mil pessoas, a partir das 10h. Na estação Clínicas do Metrô também haverá orientação.

O ICHC realiza transplantes de fígado, medula, rim, pâncreas, pele e córnea. Em 2018, foram 536 transplantes. De janeira a agosto de 2019, o instituto realizou mais 381. Para ser doador não é necessário deixar documento por escrito. Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

A campanha Setembro Amarelo salva vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia oficial que marca a ação é o dia 10 de setembro, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e conquistou todo o País. Nesta semana no Hospital das Clínicas da FMUSP, o Serviço Social entregará folders de prevenção e conscientização nas Salas de Espera do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC). A ação acontecerá nos dias 23, 25 e 26 de setembro.

Combater o estigma é salvar vidas!

Fontes: ABP e Instituto de Psiquiatria (IPq)

HC recebe Bancada Paulista da Câmara dos Deputados

HC recebe Bancada Paulista da Câmara dos Deputados

Em 16 de setembro, a Alta Administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) recebeu na sala do Conselho Deliberativo, no Prédio da Administração (PA), a Bancada Paulista da Câmara dos Deputados.

O propósito da reunião foi estreitar parcerias da bancada junto ao HCFMUSP, o maior Complexo Hospitalar da América Latina, que em abril de 2019 completou 75 anos de atividades com excelência.

Os deputados federais presentes e seus representantes se comprometeram a agendar com outros líderes em Brasília reunião com a equipe do Complexo HCFMUSP para acordar emendas que beneficiem o hospital, principalmente em projetos de revitalização das áreas e aquisição de equipamentos.

Participaram deste encontro a Diretora Clínica do HC, Profa. Dra. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HC, Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira; a Chefe de Gabinete, Dra. Elizabeth de Faria; o Vice-Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior; a Diretora Executiva do Instituto Central, Dra. Lucila Pedroso da Cruz; representantes dos Núcleos Técnicos de Planejamento e Gestão (NPG), Econômico e Financeiro (NEF), Gestão de Pessoas (NGP); e coordenadores da Área Assistencial. Além dos Deputados Federais Herculano Passos, Paulo Freire e Maria Rosas, representada por Ricardo Jorge, Chefe de Gabinete.

FMUSP, HC e Instituto Butantan assinam protocolo de intenções em prol da ciência, tecnologia e educação

Instituto Butantan

 

A Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas e o Instituto Butantan assinaram, na terça-feira, 10 de setembro, um protocolo de intenções, que tem por objetivo a busca de áreas de atuação e tópicos de interesse estratégico em ciência, tecnologia e educação. As partes se comprometeram a trabalhar em conjunto e oferecer à sociedade soluções de índole inovadora nas áreas citadas. O protocolo de intenções tem duração de 5 anos.

A assinatura ocorreu em reunião do Conselho Deliberativo (ConDel) do HCFMUSP. Estiveram presentes o Prof. Dr. Tarcísio E. P. Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do ConDel; o Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do Hospital das Clínicas; o Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan, além dos membros titulares e suplentes do ConDel e demais autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP