img imprensa1

HC ganha novo aliado nas pesquisas ortopédicas

HC ganha novo aliado nas pesquisas ortopédicas

No dia 23 de agosto, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP inaugurou o Laboratório Professor Manlio Mario Marco Napoli - Tomografia Computadorizada com Carga - Weight-Bearing CT, único no Brasil que possui esta tecnologia que permite realizar exames de imagens dos pés, tornozelos, joelhos, mãos, punho e cotovelo com o paciente em posição ortostática (em pé). 

Entre os benefícios do equipamento, localizado no Centro Diagnóstico IOT, estão a avaliação de maneira mais fidedigna, com menor tempo na aquisição das imagens, baixa dose de radiação, além de poder determinar um planejamento cirúrgico muito mais preciso.

Além de médicos e professores titulares do IOT, estiveram presentes ao evento o Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor Geral da FFM, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Chefe de Gabinete da FMUSP, Prof. Dr. Yassuhiko Okay; o Presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Prof. Marco Túlio Costa; e o Prof. Emérito do IOT que cede o nome ao Laboratório, Prof. Dr. Manlio Mario Marco Napoli. 

LIM 48 apresenta atualizações sobre o surto de sarampo no Brasil

surto sarampo

Em meio ao alerta da comunidade médica com o surto de sarampo no Brasil, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) promoveu em 9 de agosto uma aula aberta com a chefe do Laboratório de Imunologia (LIM 48) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Profa. Dra. Marta Heloísa Lopes, sobre a atual condição da doença no País. O número de casos confirmados em 2019 é dez vezes maior que o número de casos confirmados nos últimos vinte anos no Estado de São Paulo. A professora Marta Heloísa Lopes destaca a importância da vacinação, que é altamente eficaz para a prevenção da doença. Saiba mais aqui.

McDia Feliz 2019

McDia Feliz 2019

O McDia Feliz está chegando, e a venda antecipada do tíquetes que beneficiarão o Serviço de Onco-Hematologia do Instituto da Criança (ICr), o ITACI, está quase atingindo a sua meta. A compra antecipada pode ser na Fundação Criança, localizada na Rua Galeno de Almeida, 148 – no andar térreo do ITACI. Mas é possível adquirir o tíquete para trocar por um Big Mac no sábado, dia 24 de agosto, em qualquer restaurante do McDonald's. Delicie-se com essa causa!

HC ganha espaço para inovação com foco em startups de serviços para saúde

HC ganha espaço para inovação com foco em startups de

O Hospital das Clínicas da FMUSP, através do InovaHC - programa cujo objetivo é incentivar a inovação dentro e fora da Instituição, abrirá um novo espaço com esta missão, em uma moderna área, para abrigar startups e laboratórios de testes de serviços para saúde.

O espaço será inaugurado no dia 12 de setembro, às 10h, como Distrito InovaHC. A abertura será nos Auditórios do Instituto de Radiologia (InRad) – Portaria 1, no 1º andar (Travessa da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75). Na sequência, serão apresentados painéis ao longo do dia. Confira a programação, inscreva-se para as atividades e confirme a presença no evento inaugural aqui.

A iniciativa contará com a participação de grandes empresas. No hub de inovação, com foco em startups da área de saúde, será possível desenvolver estratégias de inovação e, com isso, farão do Complexo HCFMUSP um ambiente de troca constante de conhecimento. Além das empresas parceiras, o Distrito InovaHC espera reunir corporações, investidores, universidade e startups, com o intuito de criar, testar e escalar soluções para a vasta gama de problemas existentes no sistema de saúde brasileiro.

O Distrito Inova HC funcionará na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 555, 4º e 5º andares, no mesmo prédio do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC).