img imprensa1

Homenagem aos 100 Mais Influentes da Saúde: Superintendente é agraciado

Homenagem aos 100 Mais Influentes da Saúde Superintendente é agraciado

A SAHE – South America Health Exhibition – feira de saúde promovida pelo Grupo Mídia – escolheu os 100 Mais Influentes na área de Saúde. O Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira foi agraciado na categoria Gestor na Saúde.

Também foi agraciado o Engº. Jacson Venâncio de Barros pela atuação como Coordenador do Núcleo de Informações Corporativas do HCFMUSP e na área de Tecnologia de Informação. Desde o mês passado, ele assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Informática do SUS – Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde do Governo Federal.

A premiação anual – em sua sétima edição - foi entregue na noite de quinta-feira (14 de março), durante o encerramento da feira. Os homenageados são definidos por sua atuação em categorias como Tecnologia; Arquitetura e Infraestrutura; Saúde Suplementar; Autoridade Pública; Indústria, entre outras.

Cada homenageado é eleito pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia a partir de votação aberta ao público em site na internet e também com base em pesquisa de mercado. Cada categoria conta com 10 homenageados, definindo os 100 mais influentes na área da saúde.

Fórum sobre práticas de excelência do HCFMUSP é destaque em feira de saúde

Fórum sobre práticas de excelência do HCFMUSP é destaque em feira de saúde

“Compartilhando e debatendo práticas de excelência do maior Hospital da América Latina” destacou-se como tema principal, na terça-feira (12 de março), do Fórum do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentado na SAHE – South America Health Exhibition 2019 – feira de saúde realizada ao longo de três dias no Centro de Eventos Pro Magno, na Zona Norte de São Paulo.

Essa feira, que também contou com estande do HCFMUSP, reuniu autoridades públicas, executivos de hospitais, clínicas e laboratórios; pesquisadores e gestores de áreas da saúde. Estiveram presentes o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; a Chefe de Gabinete da Superintendência, Drª. Elizabeth de Faria; diretores executivos e coordenadores de núcleos do HCFMUSP.

A partir da experiência das práticas realizadas pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, o público participante avaliou exemplos concretos de gestão e administração hospitalar. A programação incluiu: “Desafios da Informatização”, “Desafios Entre a Terceirização e a Execução Própria dos Serviços de Apoio”, “Assédio Moral e Assédio Sexual” e “Como Alcançar a Eficiência Operacional Sem Comprometer a Saúde do Colaborador”.

Na quarta-feira (13 de março), o HCFMUSP também participou do I Fórum de Farmácia Hospitalar, cujo tema foi “A farmácia como elemento estratégico na gestão hospitalar”. Foram apresentadas palestras seguidas de debates sobre “Prontuário Eletrônico”; “Assistência Farmacêutica na Segurança Integral e Integrada ao Paciente – Medicação à Beira do Leito”; “Aplicações na Assistência Farmacêutica” e “Custo Efetividade de Dispositivos Médicos”.

Atendimento às vítimas da tragédia em Suzano comprova a eficiência da equipe do Plano de Desastres do HC

Atendimento às vítimas da tragédia em Suzano comprova a eficiência da equipe do Plano de Desastres do HC

A Administração Superior do HCFMUSP agradece a todos que participaram do Plano de Desastres acionado para a rápida mobilização no atendimento às vítimas da tragédia de Suzano. A atuação de cada um dos colaboradores foi determinante para garantir o melhor atendimento às 5 vítimas que foram transferidas em estado grave de helicóptero Águia da Polícia Militar ao HC.

Diante de uma situação delicada, o envolvimento e o comprometimento de todos garantiu não só o atendimento às vítimas, como também o respeito e acolhimento aos familiares e a continuidade do cuidado dos outros pacientes graves que já estavam em atendimento na Emergência Referenciada e no Centro Cirúrgico do ICHC.

Infelizmente, eventos como este reforçam a necessidade de estarmos sempre preparados para situações de crise, pois como hospital de referência, temos que garantir o acesso e possibilitar o melhor cuidado a estes pacientes.

Residentes do Hospital das Clínicas da FMUSP são recepcionados em cerimônia

Residentes do Hospital das Clínicas da FMUSP são recepcionados em cerimônia

A Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo recepcionou, na sexta-feira (1º de março), em cerimônia no Centro de Convenções Rebouças, os novos médicos residentes do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Os residentes receberam as boas-vindas do Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; da Coordenadora Geral da Comissão de Residência Médica, Profª. Drª. Vera Hermina Kalika Koch; do Superintendente do HCFMUSP, Eng. Antonio José Rodrigues Pereira; da Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.

Também prestigiaram o evento os representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; da APM - Associação Paulista de Medicina; AMB - Associação Médica Brasileira; do CREMESP - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; da Amerusp - Associação dos Médicos Residentes da FMUSP e do Grapal - Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da FMUSP.

Nesse ano de 2019, foram feitas 735 matrículas na residência do HCFMUSP. O Prof. Dr. Tarcísio E. P. Barros Filho destacou a tradição da instituição que foi pioneira na formação de médicos residentes no Brasil. “Sejam muito bem-vindos, vocês vão ter muitas oportunidades, treinamentos e aprendizados no Hospital das Clínicas. Entretanto, precisam ter atenção ao paciente e responsabilidade para retribuírem à sociedade, porque essa é uma instituição pública”.