1ª Vernissage Hospital Dia Adultos do IPq

1Vernissage Hospital Dia Adultos do IPq

O Hospital Dia Adultos (HDA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) convida para a 1ª Vernissage de seus pacientes, cuja abertura será em 6 de fevereiro, às 18h. O HDA se dedica à recuperação psicossocial de portadores de transtornos mentais graves. Composta por equipe multidisciplinar, desenvolve múltiplas atividades terapêuticas, dentre as quais a Arte, considerada uma das mais profundas expressões humanas. Essa Vernissage pretende ser um espaço para expressão artística dos pacientes, assim como um convite ao público para se aproximar um pouco de suas histórias.

Local: HDA - IPq – 4º andar (ala sul). A exposição ficará aberta ao público até 8 de fevereiro, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

USP: 85 anos

USP 85 anos

85 anos completados no último dia 25, mesma data em que se comemora o aniversário da cidade, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor da América Latina e a brasileira mais bem colocada entre as instituições internacionais. As afirmações são dos rankings mundiais divulgados ao longo de 2018 e neste ano, como Times Higher Education (THE) e Quacquarelli Symonds (QS).

Quem ajuda a conquistar a posição são os quase 6 mil professores, 90 mil alunos de graduação e pós-graduação, e os 13,7 mil funcionários. A comunidade uspiana de 109,7 mil pessoas concentra-se nas unidades e órgãos mantidos pela Universidade nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru, Lorena, Santos e São Sebastião.

Os números dimensionam a grandiosidade da USP, mas, não refletem as histórias profissionais e de vida das pessoas que contribuem para o lugar de destaque que a instituição alcançou. Tudo começa na década de 1930, quando um grupo de intelectuais e políticos começa a pensar nas bases da primeira universidade do Estado de São Paulo: a USP. Conheça mais esta história: https://goo.gl/GVXjM3.

 

Fonte: Jornal da USP

Exposição de fotos com pacientes do IMRea no Metrô Clínicas

Exposição de fotos com pacientes do IMRea no Metrô Clínicas

Após ser inaugurada na estação Tatuapé do Metrô-SP, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a exposição Faces da Reabilitação pode ser visitada na estação Clínicas (Linha 2 - Verde), próxima ao Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea), unidade Clínicas, que integra Rede Lucy Montoro.

A exposição é fruto do projeto “Visagismo e Maquiagem”, realizado com pacientes do IMRea. O projeto é uma parceria com o maquiador Celso Lumi, o Centro de Comunicação Institucional (CCI) do Instituto e a fotógrafa Tatiana Pedroso, que também é Terapeuta Ocupacional na instituição. A exposição Faces da Reabilitação deve permanecer na estação Clínicas até 28 de fevereiro.

Sessão solene do Conselho Deliberativo homenageia Conselheiros do mandato 2014-2018 e recepciona novos membros do período 2019-2022

Sessão solene do Conselho Deliberativo homenageia Conselheiros

Sessão solene - convocada pelo Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros – homenageou, na terça-feira (22 de janeiro), os Conselheiros Titulares e Suplentes que exerceram o mandato entre os anos de 2014 e 2018.

O Plenário é composto pelo Diretor da FMUSP (que preside o Conselho Deliberativo); pelo Vice-Diretor da FMUSP e suplente do Presidente e sete membros titulares e seus respectivos suplentes, escolhidos pelo Colegiado de Professores Titulares da FMUSP.

Os conselheiros e seus suplentes são designados por ato do Governador do Estado de São Paulo, com manifestação prévia do Secretário de Estado da Saúde. A designação é publicada pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo para um mandato de quatro anos.

A sessão solene também recepcionou os conselheiros eleitos para o próximo mandato (2019-2022): Profª. Drª Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; Profs. Drs. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque; Alberto José da Silva Duarte; Giovanni Guido Cerri; Edmund Chada Baracat; Fábio Biscegli Jatene e Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho.

Respectivamente, os membros suplentes para 2019-2022 são: Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; Prof. Dr. Paulo Marcelo Gëhm Hoff; Prof. Dr. Wagner Farid Gattaz; Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella; Profª. Drª. Ana Claudia Latronico Xavier; Prof. Dr. Gilberto Luis Camanho; Prof. Dr. Uenis Tannuri. 

Novos Conselhos Diretores dos Institutos 

Ainda durante a Sessão Solene do Conselho Deliberativo, foram recepcionados os integrantes dos Conselhos Diretores eleitos em cada um dos Institutos que compõem o Complexo HCFMUSP.

Conselho Deliberativo destaca ação de Brigada do InCor 

A Sessão Solene do Conselho Deliberativo também manifestou reconhecimento da Instituição HCFMUSP à ação de controle do incêndio em duas torres de refrigeração do sistema de ar condicionado do Instituto do Coração. O incidente aconteceu na sexta-feira (dia 18 de janeiro).

A homenagem foi prestada na pessoa do Presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, aos Brigadistas do Instituto do Coração. "A ação foi de fundamental importância para a segurança no HCFMUSP. Seremos eternamente gratos pela coragem e sentimentos de amor ao próximo” – afirmou o Conselho Deliberativo.