NETI recebe certificação ISO 9001:2015

O Núcleo Especializado em Tecnologia de Informação (NETI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) recebeu o certificado para ISO 9001:2015 em Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento voltados a Informatização de Sistemas Críticos.

Este é resultado de uma jornada de aprimoramento dos processos de controle e gestão que vem sendo realizados pelo núcleo com envolvimento de toda liderança de tecnologia. Além do reconhecimento, outros benefícios possuem grande relevância, tais como: o aumento da produtividade dos colaboradores; a produção passou a ter metodologias organizadas, reduzindo custos devido à diminuição de riscos e retrabalhos; facilidade na transferência de conhecimento; e padronização de indicadores e definição de metas.

Dentre os resultados, destacamos a integração de lideranças e o amadurecimento do modelo de gestão, passando de gestão por área para gestão por processos.

Implantação de Sistema Integrado de Gestão de Engenharia Clínica

A edição de número 15 da Revista IPH – Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman traz duas questões eminentemente contemporâneas: a inclusão de fontes de energias alternativas em âmbito hospitalar e a implantação de sistemas integrados de gestão na engenharia.

A experiência vivida na implantação do sistema de gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é relatada no artigo "Implantação de Sistema Integrado de Gestão de Engenharia Clínica", redigido pela equipe, aponta resultados e o impacto nos indicadores. Um estudo de caso que ajuda a compreender o processo de implementação de um novo sistema e os resultados obtidos.

Leia o texto na íntegra aqui.

Fonte: Revista IPH

USP é a melhor universidade pública do ano, segundo Guia do Estudante

A Universidade de São Paulo (USP) foi uma das vencedoras do “Prêmio Melhores Universidades 2018″, concedido anualmente pelo Guia do Estudante. A USP venceu na categoria “Universidade do Ano – Escolas Públicas”.

No ranking “Melhores por Área de Conhecimento – Instituição Pública”, a Universidade arrebatou sete dos oito prêmios nas áreas de Administração, Negócios e Serviços; Arte e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Comunicação e Informação; Engenharia e Produção; e Saúde e Bem-Estar.

Com o objetivo de apontar as Instituições de Ensino Superior que mais se destacaram no cenário acadêmico brasileiro, o “Prêmio Melhores Universidades” é conferido desde 2006, com base na avaliação dos cursos superiores do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. Participam da premiação as instituições que tiveram pelo menos cinco cursos avaliados. Leia mais:https://goo.gl/aFMzrP.

Fonte: Jornal da USP - Institucional

Novo Ministro da Saúde visita InCor e mantém encontro na FMUSP

Novo Ministro da Saúde visita InCor e mantém encontro na FMUSP

O Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho recepcionou, no dia 13 de dezembro, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da USP, o futuro Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O Ministro indicado apresentou propostas de sua gestão que começará em 1º de janeiro próximo e defendeu o SUS – Sistema Único de Saúde. “Lutarei pelo SUS. Vou ser o Ministro da Atenção Básica” – disse. Por sua vez, o Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho agradeceu o diálogo e destacou a colaboração de todos para a melhoria das condições de saúde.

Em seguida, o Dr. Luiz Henrique Mandetta – que é médico ortopedista e deputado federal pelo partido DEM-MS - conversou, em tom informal com Professores Titulares da FMUSP; representantes de entidades e sociedades médicas e dirigentes do setor da indústria farmacêutica.

Sob comando do Diretor da FMUSP, a mesa dos trabalhos contou com a presença da Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella; o presidente do Instituto Coalizão Saúde e ex-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri e o Presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. José Luís Gomes do Amaral. Antes do encontro na FMUSP, ele visitou as instalações do InCor – Instituto do Coração.

Programa do IPq vence Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica

Programa do IPq vence Prêmio Abril  Dasa de Inovação Médica

O Programa Primeiros Laços (programa de visitação domiciliar para jovens mães e seus filhos vivendo em condições adversas), do Instituto de Psiquiatria (IPq), liderado pelos Profs. Drs. Eurípedes C. Miguel Filho e Guilherme Polanczyk, ganhou o Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica, na categoria Inovação em Medicina Social.

O resultado foi apresentado no dia 5 de dezembro. Para a equipe do IPq, esse prêmio é muito significativo, pois valoriza a ciência nacional. Como cientistas da área da saúde, têm a missão de não só produzir conhecimento, mas divulgá-lo e aplicá-lo em prol de toda a sociedade.

Pesquisadores do Programa Primeiros Laços: Eurípedes Constantino Miguel Filho, Guilherme Vanoni Polanczyk, Anna Maria Chiesa, Alícia Matijasevich Manitto, Helena Paula Brentani, Alexandre Archanjo Ferraro, Lislaine Aparecida Fracolli, Daniel Graça Fatori de Sá, Fernanda Speggiorin Pereira Alarcão, Verônica Luiza Vale Euclydes, Leticia Aparecida da Silva e Adriana Cristina Argeu.

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da Revista Saúde, que visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Detalhes sobre o prêmio, acesse https://goo.gl/CwAiEi.