img imprensa1

Cuidados Paliativos promove encontro para acolhimento de equipe multiprofissional no IOT

cuidados paliativosNo último dia 12, as portas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) foram definitivamente abertas para receber o grupo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP. A equipe multiprofissional se reuniu para ser acolhida pela instituição - através da Superintendência, Diretorias Executivas do Instituto Central (ICHC) e do IOT e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), para início da assistência na Enfermaria da Ala A, no 4º andar da Ortopedia.

Para receber os pacientes, o novo espaço foi restaurado em tempo recorde, em 10 dias, graças à integração das equipes de manutenção da Divisão de Construções e Conservação (DCC), do ICHC e do IOT. O ambiente possui 24 leitos e começa a funcionar com oito leitos ativos. A expectativa é que se chegue à ocupação de 20 leitos na medida em que estrutura e recursos humanos forem se viabilizando para atender a demanda e incorporar a unidade externa de Jaçanã.

Em 2014, os atendimentos foram transferidos para o Instituto de Psiquiatria (IPq) e numa unidade de internação no Jaçanã, após desativação temporária do Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC) para reforma. Na prática, a transferência dos Cuidados Paliativos para o IOT é a unificação dessas duas unidades de internação, beneficiando todo o fluxo e tratamento com os pacientes e seus familiares, evitando outras mobilizações, como, por exemplo, a permanência numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

IV Winter School acontece em julho na FMUSP

winterA Faculdade de Medicina da USP receberá 69 estudantes de instituições de 25 universidades de 16 países para o quarto FMUSP Medical Winter Schools, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de julho. Estão inscritos alunos de países como Inglaterra, Bélgica, Itália, Holanda, Hungria, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, México e Peru entre outros.

O programa, gratuito e em inglês, é destinado a alunos de graduação da FMUSP e de universidades conveniadas. Serão duas semanas de atividades educacionais em nove diferentes tópicos: Patologia de Autópsia, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Psiquiatria e Medicina Física e Reabilitação. Os alunos foram selecionados com base no desempenho escolar, prêmios e/ou notáveis atividades acadêmicas e representatividade institucional.

Além do programa educacional, também haverá visitas ao Sistema Único de Saúde do Complexo HCFMUSP e encontros sociais organizados pelos estudantes brasileiros para que os participantes vivenciem e desfrutem da cultura e diversão de São Paulo.

CSS Internas