img imprensa1

ICESP completa 10 anos e inaugura Sistema de Correio Pneumático

icesp 10anosComo parte das comemorações de uma década de existência, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) inaugurou, no dia 16 de maio, o Sistema de Correio Pneumático. O sistema irá transportar, por ar comprimido, amostras de exames e materiais de urgência entre os andares do prédio do Instituto e também para setores do Complexo HCFMUSP.

Com tubulações que percorrem 2,7 km, a tecnologia promete agilizar rotinas internas e garantir melhor desempenho dos profissionais do hospital. A estimativa é que sejam conduzidos até 44 mil amostras de diversos objetos.

“Nos Estados Unidos é muito comum a utilização desse tipo de recurso para maximizar a eficiência. Aqui, isso vai nos possibilitar que os exames coletados no hospital cheguem ao laboratório em um tempo muito curto, sem a necessidade de usar os elevadores do prédio. Todos ganhamos com a melhora desse atendimento – será melhor para os pacientes e mais eficiente para os funcionários”, explica o Dr. Paulo Hoff, Diretor Geral do ICESP.

Para entrar em funcionamento, o sistema será acionado por meio de um painel, que permite acompanhar sua utilização em tempo real e efetuar o rastreamento de todos os envios, com filtros para datas, horários, destino, entre outros parâmetros.

“É uma honra celebrar os dez anos do ICESP. Junto com essa celebração, a inauguração do sistema de correio pneumático, que agilizará a rotina do hospital e permitirá que os profissionais mantenham o foco integralmente no cuidado aos pacientes”, comentou Lúcia França, Primeira-dama do Estado de São Paulo e Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

“O grande desafio para os próximos dez anos é manter essa excelência, e isso exige recursos”, comenta o Prof. José Otávio Costa Auler Junior, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

O Secretário de Estado de Saúde Dr. Marco Antonio Zago, marcou presença no evento e reforça a necessidade de conservar a excelência do Instituto. “O ICESP é uma instituição respeitada, não somente pela qualidade, mas também pelo volume de atendimento. E esse padrão deve ser ainda mais ampliado e melhorado, uma vez que o câncer é a doença que mais mata no mundo”.

10 anos do ICESP

Referência em humanização, o ICESP é o maior centro de oncologia da América Latina e já atendeu mais de 90 mil pessoas desde sua inauguração. O Instituto trata 10% dos casos de câncer de todo o Estado de São Paulo e tem certificado internacional de qualidade pela Joint Commision.

A singela comemoração contou com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, da Alta Administração do Sistema FMUSP-HC, de colaboradores do Complexo HCFMUSP, médicos residentes do ICESP e da Associação dos Voluntários do HCFMUSP (AVOHC).

Fonte: Assessoria de Imprensa do ICESP

Acordo de cooperação HCFMUSP-Justiça Federal vai beneficiar a sociedade

acordo jfO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Justiça Federal firmaram, na sexta-feira (18 de maio), acordo de cooperação, cujo objetivo é viabilizar a execução de penas e de medidas alternativas, por meio da prestação de serviços à comunidade. 

Também foi assinado um Plano de Trabalho, que levará em conta o perfil da escolaridade e experiência profissional daqueles que irão cumprir suas penas, definidas em sentenças da Justiça Federal, sob a forma de serviços comunitários em unidades do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Assinaram os documentos: o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.

Pela Justiça Federal, firmaram o acordo e o Plano de Trabalho: a Coordenadora do Fórum Criminal, Juíza Federal Drª. Louise Vilela Leite Figueiras Borer e o Coordenador-Geral da Central de Penas e Medidas Alternativas da 1ª Subsecção da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Alessandro Diaféria. 

O Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior destacou o aspecto da reinserção social e a contribuição da Instituição HCFMUSP para a sociedade. Por sua vez, o Juiz Federal Alessandro Diaféria definiu: “É uma parceria histórica. A FMUSP e o HCFMUSP são instituições relevantes e de credibilidade que farão parte fundamental deste projeto de reinserção”.

A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal fará entrevistas psicológicas e de assistência social, avaliando o perfil da pessoa com base na escolaridade, experiência profissional, localização de residência e também em relação ao interesse de que deve cumprir sua pena na prestação de serviços comunitários.

Também presentes à solenidade - realizada na Diretoria da FMUSP – a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Diretor-Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas do HCFMUSP, José Luís de Lira; a representante do Núcleo Especializado em Direito, Drª. Jandira Ficher, além de outras autoridades da Justiça Federal.

CSS Internas